Dicas para organizar um jantar para amigos sem gastar muito
Índice de conteúdos:
- Como organizar um jantar barato para amigos em casa?
- Como poupar em jantares com amigos fora de casa?
Quer reunir os seus amigos para um serão em casa? Conheça algumas dicas para poupar num jantar para amigos.
Um orçamento reduzido já não é desculpa para não organizar um jantar para amigos em sua casa. Com alguma criatividade e planeamento, é possível preparar uma refeição e garantir uma noite divertida para todos, sem gastar uma fortuna.
Como organizar um jantar para amigos em casa sem sair do orçamento?
Siga estas dicas para fazer um jantar para amigos simples e barato.
1. Planeie com antecedência
O planeamento é o seu melhor amigo no que toca a organizar um jantar para amigos. Comece por definir a data e o número de convidados. Dessa forma, terá uma maior noção da quantidade de comida que tem de preparar, o que facilita na hora de ir às compras.
Depois de saber quantas pessoas irá receber em casa, estabeleça um valor máximo que pode gastar e distribua o orçamento pela comida, bebida e decoração.
2. Crie um menu prático e económico
Um bom jantar deve incluir boa comida. No entanto, não precisa escolher os alimentos mais caros para criar um menu interessante e delicioso. Por exemplo, em vez de um bacalhau no forno, pode optar por bacalhau com natas e utilizar o peixe ultracongelado, que é mais barato (e mais simples de cozinhar) do que o bacalhau seco e salgado.
Garanta que tem comida suficiente para todos os convidados e que cozinha algo que agrade a todos os paladares.
Além disso, tenha especial atenção a possíveis restrições alimentares. É aconselhável que pergunte com antecedência se algum dos convidados tem alguma intolerância.
Quanto às bebidas, é importante que varie e inclua opções com e sem álcool: vinho, cerveja, água e sumos, por exemplo.
3. Divida responsabilidades
De forma a que o jantar fique mais em conta, pode pedir aos seus amigos que partilhem as despesas consigo. Enquanto fica responsável pelas entradas e pela refeição, outros podem trazer bebidas e sobremesas.
4. Planeie as compras e aproveite as promoções
Depois de ter o menu definido, faça a lista dos ingredientes que vai precisar. Assim garante que não se esquece de nada e que compra apenas o necessário.
Antes de ir ao supermercado, dê uma vista de olhos pelos folhetos online para perceber se há promoções que valha a pena aproveitar ou utilize os cartões de fidelização, que lhe permitem acumular saldo para utilizar mais tarde. Para que as compras fiquem mais em conta, opte também pelos produtos de marca branca.
5. Aposte numa decoração minimalista
Não precisa de comprar decoração especial para criar um ambiente acolhedor para os seus convidados. Pode, por exemplo, utilizar vasos, jarras, plantas ou velas que já tenha em casa para decorar o espaço.
Para as argolas de guardanapos, marcadores de lugares ou bases para copos, é só pôr mãos à obra e criar os seus com materiais reciclados.
6. Prepare uma noite de jogos ou atividades
Além do jantar, há que pensar no entretenimento para os convidados. Os jogos de tabuleiro são uma boa opção, mas se não os tiver há outras possibilidades: o jogo do stop ou as charadas, por exemplo, só requerem papel e caneta.
Uma competição de karaoke também é uma boa ideia que lhe sai completamente de graça: no YouTube encontra milhares de vídeos do género.
Como poupar em jantares com amigos fora de casa?
Seja para celebrar aniversários ou em épocas especiais, como o Natal, é frequente os grupos de amigos decidirem juntar-se para jantar num restaurante. Para que a refeição não comprometa o seu orçamento, deixamos-lhe algumas dicas de poupança:
- Considere os jantares no planeamento financeiro: ao criar o seu orçamento, se possível, destine uma certa quantia para refeições fora de casa. Assim, se for convidado para jantar, já estará preparado para a despesa;
- Evite as datas especiais: dia dos namorados, passagem de ano ou Natal são épocas em que, por norma, os preços aumentam nos restaurantes. Se quer jantar fora com os seus amigos, evite estes dias. No caso dos jantares natalícios, por exemplo, o melhor é marcar o convívio logo para o início de dezembro;
- Escolha locais com menus partilháveis: há restaurantes que fazem promoções para grupos. Se possível, opte por esses para que a refeição saia mais em conta para toda a gente;
- Faça uso dos cupões e das promoções: plataformas como o The Fork permitem reservar restaurantes e beneficiar de descontos de até 50%. É uma boa opção para um jantar com amigos económico;
- Divida doses, bebidas, entradas e sobremesas: uma das melhores formas de poupar no restaurante é dividindo a refeição entre várias pessoas. Partilhar uma garrafa em vez de pedir ao copo, dividir duas ou três entradas e sobremesas entre todos e pedir doses em vez de pratos individuais pode ajudar a reduzir a conta;
- Partilhe o transporte: combine uma boleia com alguns amigos para poderem dividir o custo com o combustível e tornar a deslocação mais barata.
Fazer um jantar para amigos não tem de ser dispendioso. Com imaginação, planeamento e entreajuda, é possível proporcionar uma noite divertida àqueles que lhe são mais próximos sem comprometer as suas finanças.