Novas caixas automáticas: Multibanco, ATM, Euronet
Há muito que, para os portugueses, “Multibanco” é sinónimo de caixa automática. Na realidade, o termo “multibanco” é o nome pelo qual são conhecidas as caixas automáticas da rede SIBS. A empresa ainda lidera o mercado português, mas já tem concorrência.
Em 2015, a Euronet Worldwide, fundada na Hungria há mais de duas décadas, aproveitou o crescimento do turismo para entrar em Portugal. Desde que iniciou a atividade em território nacional, instalou várias caixas automáticas, a maioria concentrada nas zonas de maior afluência turística – áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Algarve.
Não querendo ficar para trás neste sector de negócio, a SIBS decidiu disputar o negócio dos turistas estrangeiros. Como tal, lançou a ATM Express durante a Web Summit, que decorreu em Lisboa entre 7 e 10 de Novembro de 2016. Estas caixas ATM Express, são “irmãs” das tradicionais caixas automáticas Multibanco, mas têm o mesmo fim que as caixas da empresa concorrente. Tendo em conta o pressuposto de que os cidadãos estrangeiros encontram no Multibanco uma série de operações de que não necessitam, o serviço nos novos terminais foi simplificado.
O acesso ao ATM Express pode ser feito com qualquer tipo de cartão, estando disponível o sistema Dynamic Currency Conversion (DCC), que permite a utilizadores que tenham uma moeda diferente do euro o acesso ao câmbio oficial.
A quem se destinam as novas caixas automáticas “multibanco”?
A todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros. Pelo facto de terem como alvo preferencial os turistas, ambos os tipos de caixa apresentam menos operações do que o Multibanco comum. Basicamente, o sistema foi simplificado, uma vez que os estrangeiros recorrem às caixas automáticas essencialmente para levantarem dinheiro.
Quais as diferenças das operações disponibilizadas pelas caixas ATM Express e Euronet Worldwide?
As caixas automáticas da Euronet disponibilizam três tipos de operações: transferências, sistema de pré-pagamentos e levantamentos.
Já os terminais ATM Express, disponibilizam apenas os serviços de levantamento e consultas de saldo e de movimentos.
Se levantar dinheiro numa das novas caixas automáticas vai pagar comissão?
Existem cartões de crédito onde pagará comissões se fizer o levantamento a crédito, independentemente da máquina que utilizar. Ao optar pelo cash advance deve saber que a comissão cobrada pelo banco inclui um valor fixo por operação e uma percentagem pelo montante que ficou disponível.
Se o levantamento for feito a débito, não haverá lugar ao pagamento de qualquer comissão.
Na rede de caixas automáticas Multibanco, numa operação de levantamento de dinheiro, este tipo de cartão assume apenas a função de débito e a operação fica isenta de qualquer comissão. No caso da rede estrangeira, a função de crédito é ativada por defeito e, assim, surge o pagamento de comissões. Por isso, deve ficar atento, esteja com atenção à modalidade do cartão que fica ativa na hora de fazer o levantamento.
Que cuidado especial deve ter ao utilizar as caixas ATM Express ou Euronet?
Primeiro, deve saber se o cartão bancário que utiliza em levantamentos nas caixas ATM é dual ou não. Deve verificar que seleciona previamente a opção de levantamento a débito, para evitar fazê-lo a crédito e assim pagar comissões de cash advance. Os valores a pagar são definidos pela entidade que emite o seu cartão, ou seja, o seu banco ou financeira à qual tem o seu cartão associado.
Como distinguir as caixas automáticas Multibanco das ATM Express, se pertencem à mesma empresa?
Para se distinguirem das tradicionais caixas automáticas Multibanco, os novos terminais ATM Express são cor de laranja.