Poupar

Vai de férias? Saiba como alugar uma autocaravana

5 min

Já começou a planear as suas férias de verão? Aposte numa viagem diferente e descubra como pode alugar uma autocaravana para partir à aventura.

Viajar de autocaravana é cada vez mais uma opção para as famílias portuguesas. De acordo com a European Caravan Federation, Portugal foi dos poucos países europeus onde se registou um aumento no registo de novas caravanas durante os três primeiros trimestres de 2023. Além da comodidade, viajar de autocaravana oferece a liberdade de movimentos que o condicionamento das reservas de hotel e horários de voos não permite.

Das carrinhas transformadas, mais simples, às grandes autocaravanas que são autênticas casas sobre rodas, há opções para todos os gostos. Mas, qualquer que seja a sua escolha, antes de alugar uma autocaravana é fundamental que esteja bem informado sobre a legislação e todos os aspetos inerentes a este meio de transporte.

Neste artigo explicamos-lhe como pode alugar uma autocaravana e que cuidados deve ter ao planear umas férias sobre rodas.

As vantagens de alugar uma autocaravana

Para quem não gosta de estar confinado a um só local, uma autocaravana é uma excelente forma de partir à aventura e explorar várias zonas de um país, sem estar condicionado por horários e reservas. Além disso, a autocaravana permite-lhe levar tudo o que precisa para fazer face às suas necessidades, oferecendo uma comodidade diferente de qualquer outra forma de viajar.

Como alugar uma autocaravana?

Se está com vontade de viver umas férias diferentes, então alugar uma autocaravana e partir à descoberta de territórios desconhecidos pode ser a solução perfeita para si. Mas, primeiro, precisa de saber que tipo de autocaravana alugar.

Das mais pequenas e modestas, como as carrinhas transformadas, até às grandes autocaravanas, com muito espaço e todas as comodidades que possa imaginar, existem no mercado vários modelos de autocaravanas. Por isso, antes de optar por um determinado modelo, deve, primeiro, avaliar as opções: as suas necessidades e objetivos, quantas pessoas vão viajar e os sítios que pretende visitar são alguns dos aspetos a ter em conta.

Depois de definir todos estes pontos, é importante que crie um orçamento para perceber quanto é que pode gastar. Não se esqueça que não é só o valor do aluguer que conta. Deve considerar os gastos com combustível, portagens, dormidas em parques de campismo e refeições, por exemplo.

Por fim, é tempo de procurar empresas de aluguer de autocaravanas e escolher o modelo ideal para si. Em Portugal existem várias empresas, como a Yescapa, a Indie Campers, a Free Spirit Campers, a Campervan Portugal ou a Autoeurope. Veja as condições que cada uma oferece e, se achar útil, procure avaliações e testemunhos de outros clientes. 

Informe-se sobre os equipamentos incluídos e as condições de aluguer

Antes de assinar o contrato de aluguer, leia-o com atenção para saber que equipamentos estão incluídos e se há a possibilidade de adicionar extras. Por exemplo, há empresas que alugam kits de cama, cozinha ou limpeza. Informe-se, também, sobre os tanques de água limpa e suja, a bateria, o gás e se há wi-fi disponível.

Quanto às condições do aluguer, informe-se se o valor inclui quilómetros ilimitados ou se existe algum tipo de limite, se pode visitar qualquer destino e se a assistência está disponível 24 horas por dia. Deve, ainda, conhecer as condições de pagamento e saber se o seguro contra todos os riscos está incluído. Informe-se também sobre o funcionamento   do levantamento e  entrega do veículo.

Cuidados a ter durante a viagem

Apesar de parecer simples, o autocaravanismo requer bastante planeamento. Por isso, há alguns cuidados que deve ter para que as suas férias de autocaravana corram pelo melhor.

Planeie o percurso com antecedência

Quer opte por fazer um percurso pré-concebido, que pode encontrar  na internet, ou por idealizar a sua própria roadtrip, é importante que não parta à aventura sem saber, primeiro, os caminhos que vai percorrer e os destinos que vai visitar.

Leia mais  Como funciona o sistema de bónus-malus nos seguros?

Ao criar o seu percurso, considere dar preferência às zonas costeiras e interiores, já que viajar em cidades muito movimentadas com uma autocaravana pode ser um desafio.

Confirme as zonas em que pode fazer caravanismo

Há países que só permitem fazer caravanismo em locais apropriados para o efeito. Por exemplo, em Portugal é proibida a pernoita e o aparcamento de autocaravanas fora dos locais autorizados.

De acordo com a lei, pode estacionar a autocaravana na via pública, desde que, por exemplo, não abra as janelas nem coloque o degrau de entrada para baixo. Nesse caso é considerado aparcamento. Por “aparcamento” entende-se “o estacionamento do veículo com ocupação de espaço superior ao seu perímetro”.

Já “pernoita” é, segundo o Código da Estrada, a permanência da autocaravana no local de estacionamento, com ocupantes, entre as 21h e as 7h. Assim, procurar um parque próprio para passar as noites pode ser a solução ideal.

No nosso país pode estacionar e pernoitar sem problemas em áreas de serviço para autocaravanas (ASA) e parques de campismo. As ASA são espaços próprios para o estacionamento deste tipo de veículos e para pernoitar. Aqui pode despejar as águas sujas e das sanitas químicas, encher o depósito de água limpa e ligar-se à eletricidade. No entanto, deve ter em atenção que não pode pernoitar nestes locais mais do que três dias seguidos. Pode consultar aqui as ASA disponíveis em Portugal.

Se vai viajar durante o verão, e uma vez que os parques de campismo e as áreas de serviço para autocaravanas são muito procurados nesta altura do ano, é aconselhável que reserve com antecedência os locais onde pretende ficar.

Adapte-se à autocaravana e prepare o espaço

Apesar de não precisar de nenhuma licença especial para conduzir uma autocaravana, se é a primeira vez que vai estar ao volante deste tipo de veículo é importante que se adapte primeiro, antes de se fazer à estrada. Faça um test drive para se familiarizar com as dimensões do veículo, o estacionamento e as manobras de condução.

É importante que reserve, também, algum tempo antes da sua viagem para preparar a “casa”. O ideal é que recolha a autocaravana um dia ou, pelo menos, umas horas antes de partir de férias para poder organizar o espaço e verificar que itens precisa de levar consigo.

Verifique regularmente os tanques de água, bateria e gás

Se é a primeira vez que vai viajar de autocaravana, saiba que, durante o percurso, terá de despejar a sanita química, abastecer os tanques de água e carregar a bateria e o gás. A frequência com que o terá de fazer irá depender da própria autocaravana e do uso que faz dos equipamentos.

Assim, verifique regularmente o nível do gás e da bateria para não ser apanhado desprevenido e ficar sem a possibilidade de cozinhar, preservar alimentos no frigorífico e tomar banho de água quente. Planeie com antecedência os locais em que pode parar, ao longo do percurso, para realizar todas estas tarefas. Qualquer que seja a sua escolha de autocaravana e o percurso que quer percorrer, é importante que se informe primeiro sobre todas as condições do aluguer e que planeie a sua viagem com antecedência, sobretudo se for a primeira vez que faz autocaravanismo. Se precisar de ajuda para financiar as suas férias, a Cofidis tem ao seu dispor o Crédito Pessoal Férias e Lazer, sem comissão de abertura e com prazos, taxas e mensalidades fixas. Faça aqui a sua simulação.

O que achou?