Direitos e Deveres

Trocas sem talão: o que diz a lei e que cuidados deve ter

1 min
Daniela Cunha
Daniela Cunha
Consumidor a fazer trocas sem talão

Índice de conteúdos:

  1. O que diz a legislação sobre as trocas sem talão?
  2. Que alternativas existem ao talão de compra?
  3. Como fazer trocas sem talão?
  4. Dicas para evitar problemas em trocas futuras

Quer trocar um artigo, mas perdeu o comprovativo da compra? Descubra o que diz a lei e saiba quais são as alternativas para fazer trocas sem talão.

Trocar um produto numa loja costuma ser um processo simples e rápido: na maioria dos casos, basta apresentar o talão de compra e escolher o novo artigo que quer levar.

No entanto, o processo torna-se mais complicado quando, por qualquer motivo, não tem como comprovar a compra. Seja porque perdeu o talão, o deixou em casa ou porque recebeu o artigo como presente e nunca teve acesso ao comprovativo, a falta de um meio que confirme a transação com a loja pode dificultar a troca.

A boa notícia é que, ao contrário do que possa pensar, existem outros meios de comprovar a compra e conseguir realizar a troca.

Neste artigo, explicamos-lhe o que prevê a legislação sobre o tema e quais os passos a seguir caso precise de fazer trocas sem talão.

O que diz a legislação sobre as trocas sem talão?

Por lei, nenhum comerciante é obrigado a trocar artigos comprados em lojas físicas e que não tenham defeitos. Ainda assim, como forma de fidelizar os clientes, a maioria dos estabelecimentos comerciais aceita a troca dentro de um determinado prazo e mediante a apresentação do talão de compra.

Desta forma, caso deseje trocar um artigo só porque não gosta, o tamanho não é o correto ou por qualquer outro motivo que não seja considerado um defeito, e se não tiver consigo o talão, é possível que a troca seja recusada.

A situação muda quando se trata de um produto com defeito. Nesse caso, e segundo a lei, o estabelecimento comercial é obrigado a trocar os artigos que tenham sido vendidos como estando em condições, mas que afinal tinham um defeito comprovado e a cumprir os prazos de garantia aplicáveis ao tipo de produto em causa. Quanto à obrigatoriedade de apresentação de um comprovativo de compra, a lei nada diz.

No entanto, é bastante provável que, mesmo sem talão, lhe peçam para comprovar a compra e o motivo é simples: há várias lojas a vender o mesmo produto, pelo que o comerciante precisa de ter a certeza que o comprou no seu estabelecimento antes de efetuar a troca.

Quanto às compras online, os consumidores beneficiam do direito de livre resolução durante os primeiros 14 dias após receberem a encomenda. Significa isto que, independentemente do motivo, existe o direito de cancelar a compra, devolver o produto e ser reembolsado sem precisar de apresentar uma justificação.

Que alternativas existem ao talão de compra?

O talão é o documento que comprova a transação entre o cliente e a loja. Nele estão indicadas informações essenciais para qualquer troca, como o produto adquirido, o preço, a data da compra e os dados de identificação do estabelecimento comercial.

Apresentar o talão de compra facilita bastante o processo de troca, mas se não for possível apresentá-lo, saiba que existem outros meios a que pode recorrer.

Talão de multibanco

Caso o pagamento tenha sido efetuado com cartão, o recibo do multibanco pode servir como prova. Este documento indica os dados da loja, a data e hora da compra, o terminal de pagamento, o número da transação, o número do cartão multibanco ou de crédito do cliente e o montante pago.

Leia maisTop 9 melhores oportunidades Black Friday para poupar

Número de contribuinte

Caso tenha pedido fatura com NIF no momento da compra, pode pedir ao funcionário para pesquisar pelo seu número no sistema informático da loja e é quase certo que o registo da compra esteja guardado.

Cartão de fidelização ou ficha de cliente

Para fazer trocas sem talão também pode recorrer ao cartão de fidelização da loja ou à sua ficha de cliente, se tiver registo. No momento da compra, os funcionários costumam solicitar o número de telemóvel ou o e-mail associado à conta, garantindo que todas as compras fiquem registadas no seu histórico.

Embalagem com etiqueta

Se o artigo ainda tiver a etiqueta de preço original, que é única para cada loja, é possível que o estabelecimento aceite esta forma de prova, já que mostra que o artigo foi adquirido recentemente.

Como fazer trocas sem talão?

Antes de mais, é importante que saiba que se pagou em dinheiro a sua compra não ficou registada na ficha de cliente e, se não pediu fatura com número de contribuinte, será praticamente impossível fazer a troca sem talão, já que não consegue provar o momento e o local da transação.

No entanto, caso haja algum registo da sua compra, é possível que consiga realizar a troca. Tente reunir tudo o que possa servir como prova: o talão de multibanco, o extrato bancário ou até o seu histórico de compras, caso tenha conta no site da loja. Depois, garanta que o artigo está em boas condições, dentro da embalagem original e ainda com as etiquetas.

No estabelecimento comercial, explique a situação de forma clara e peça ajuda ao funcionário. Se não conseguir resolver a questão, peça para falar com o responsável da loja, que geralmente tem mais autonomia para o ajudar e autorizar a troca.

Em todo o caso, lembre-se que em Portugal as lojas têm o direito de definir as suas próprias políticas – o que inclui a exigência de talão –, desde que as comuniquem de forma clara aos clientes e, por isso, podem recusar a troca.

7 dicas para evitar problemas em trocas futuras

De forma a evitar constrangimentos no futuro, deixamos-lhe algumas sugestões caso precise de trocar artigos:

  • Informe-se sempre sobre a política de trocas e devoluções da loja antes de fazer a compra;
  • Peça fatura com número de contribuinte;
  • Realize a troca o quanto antes para garantir que não ultrapassa o prazo estipulado e para não correr o risco de ser mais difícil aceder aos registos da loja;
  • Guarde o talão físico ou digitalize-o. Em alternativa, pode utilizar uma app que faça isso por si, como a Warranty Keeper;
  • Não retire as etiquetas antes de experimentar os artigos;
  • Guarde todas as embalagens por, pelo menos, 14 dias, que é geralmente o prazo que as lojas concedem para as trocas;
  • Prefira pagamentos com cartão ou digitais (MB Way, cartão virtual ou PayPal), já que deixam registo da compra.

Perder o talão de compra não significa, necessariamente, ficar impossibilitado de fazer uma troca, pois existem várias formas de comprovar a compra. No entanto, é importante que conheça as políticas de cada loja e que tome todos os cuidados necessários para garantir que consegue realizar trocas sem talão, caso precise.

O que achou?