Direitos e Deveres

Números desconhecidos: saiba quem lhe liga

4 min
Números desconhecidos: saiba quem lhe liga

Passamos a vida a receber chamadas de números desconhecidos, uma situação que pode gerar irritação, insegurança ou ansiedade. A partir de agora, saiba como descobrir quem lhe ligou.

Já aconteceu seguramente consigo, receber uma chamada de um número que desconhece, atender e depois perceber que não devia ter atendido, porque do outro lado tem alguém a tentar vender-lhe produtos ou serviços, por vezes de forma demasiado persistente.

Não saber quem está do outro lado ou qual é o motivo do contacto pode deixar qualquer um com receio de receber chamadas de números que não tem na lista de contactos. No entanto, existem várias formas de contornar a situação e evitar episódios desagradáveis. Para isso, basta aceder aos sites ou aplicações que lhe trazemos e que o vão ajudar a identificar o número de telefone em causa. E, se for caso disso, bloqueá-lo. Contamos-lhe tudo.

Apps para descobrir quem está a ligar

Sync.Me

Esta é uma das aplicações mais conhecidas para identificar números de telefone. Através do cruzamento de dados disponibilizados nas redes sociais, consegue identificar o número que lhe está a ligar no exato momento da chamada. Está disponível para Android e iOS. Para utilizá-la, basta fazer o registo após o download. Se o número que lhe ligou tiver um indicativo internacional, pode utilizar a aplicação e fazer a pesquisa por país. Em alternativa, aceda ao site. No entanto, para conseguir usufruir de todas as funcionalidades, o registo é igualmente indispensável.

TrueCaller

Esta aplicação é bastante semelhante à anterior. Após fazer o registo, poderá descobrir facilmente quem lhe ligou, independentemente de se tratar de um indicativo nacional ou internacional. Isto porque a TrueCaller é utilizada por cerca de 250 milhões de utilizadores, o que lhe permite ter uma enorme base de dados com informações de números de telefone espalhados pelo mundo. Pode ser descarregada para Android ou iOS ou aceder pela web através do site oficial. 

NumBuster

Tem quase 500 milhões de contactos guardados na base de dados, o que faz com que seja uma das aplicações de referência para quem pretende saber a quem pertence determinado número de telefone. Tem um software bastante apelativo e simples de usar, o que facilita o processo.  Está disponível para download em Andoid ou iOS.

Leia mais  Cheque-dentista: quem tem direito?

CallApp

À semelhança das anteriores, a CallApp é outra das aplicações que o vai ajudar a descobrir de quem é o número desconhecido que lhe ligou. A grande diferença é que só está disponível para Android. No entanto, quem não tiver um equipamento com este sistema operativo, também pode aceder à plataforma, através da internet.

Hiya

Além de o ajudar a identificar um número de telefone, esta aplicação também bloqueia números automaticamente através de uma gestão personalizada feita por si. Está disponível para Android e IOS.

Sites para identificar números desconhecidos

Em alternativa às apps, também pode recorrer a outras plataformas para saber quem lhe tentou ligar. Existem vários sites que cumprem o mesmo propósito, com a diferença de que a maioria é utilizada para descobrir números de spam ou telemarketing.

Ao contrário das apps, estes sites funcionam através das contribuições dos utilizadores. Ou seja, sempre que aceder as estas plataformas pode ver comentários de outras pessoas, para saber qual o motivo do contacto.  Se o número ainda não estiver registado na base de dados do site, pode ser o primeiro a adicionar comentários com o intuito de alertar futuros utilizadores. 

Os mais utilizados são:

Estes sites só funcionam para números nacionais, por isso, se recebeu uma chamada de um número estrangeiro, utilize uma das aplicações anteriores.

Ainda assim, se se tratar de um indicativo nacional, pode identificar o número nas páginas amarelas ou através do número de informações 118.

Recebe chamadas de números internacionais?

Numa altura em que crescem as queixas relacionadas com as chamadas de números internacionais desconhecidos, deixamos ainda um alerta. Não atenda nem devolva a chamada. Provavelmente estará a ser vítima de um esquema fraudulento com o intuito de levá-lo a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhe um valor que pode ser elevado.

Se já lhe aconteceu e reparou que a fatura veio muito mais elevada do que estava à espera, poderá apresentar queixa às autoridades, uma vez que pode estar em causa a prática de um crime.

O que achou?