Dinheiro

Melhore os seus conhecimentos de finanças com estes 4 livros

4 min

A maioria das pessoas gostaria de ganhar mais dinheiro, de chegar a um ponto em que não precisa de trabalhar mais e viver apenas dos rendimentos. A liberdade financeira é difícil de atingir, requer muito esforço, dedicação – e sorte, claro -, mas ter uma vida financeira mais confortável pode estar ao alcance de todos.

Existem inúmeros livros com conselhos financeiros, desde manuais técnicos a obras de leitura leves que misturam dicas de investimento com conceitos de auto-ajuda. Alguns livros, apesar de terem quase um século – como O Homem Mais Rico da Babilónia, de 1926, ou O Investidor Inteligente, de 1949 – continuam a servir de ensinamento para as novas gerações. Deixamos-lhe 4 sugestões de livros que ajudam a reforçar a sua literacia financeira.

“Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki

Foi publicado pela primeira vez em 1997, mas Pai Rico, Pai Pobre continua a ser um best-seller, somando já mais de 40 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Robert Kiyosaki decidiu escrever o livro – em conjunto com a amiga Sharon Lechter – numa altura em que já considerava ter atingido a liberdade financeira. Conta no seu site que, em 1994, ele e a mulher Kim tinham rendimentos mensais de 10 mil dólares, relacionados com investimentos já feitos, e as suas despesas não passavam dos 3 mil dólares. Assim, considerava que podiam ‘reformar-se’. A filosofia de Kiyosaki passa essencialmente por isso, por fazer os investimentos certos de forma a que os rendimentos que não sejam de trabalho sejam suficientes para ultrapassar as despesas.

O projeto ‘Pai Rico’ evoluiu para uma empresa que já lançou mais de 20 livros e jogos de tabuleiro, além dicas regulares, podcasts e sessões de coaching. Segundo Kiyosaki, a inspiração para os seus conselhos está na sua própria vida, apesar de isso não estar confirmado. O ‘pai rico’ seria o pai de um amigo, que enriqueceu graças a investimentos certeiros. Já o ‘pai pobre’ era mesmo o pai de Kiyosaki, que trabalhou sempre muito, mas nunca conseguiu segurança financeira.

“Freakonomics”, Steven Levitt, Stephen J. Dubner

Steven Levitt era um professor de Economia da Universidade de Chicago em 2003, Stephen Dubner um jornalista do New York Times. Após uma entrevista que nenhum dos dois queria verdadeiramente fazer, acabaram por desenvolver uma parceria e uma amizade que originou 4 livros e um programa de rádio. O primeiro, Freakonomics – O Estranho Mundo da Economia, de 2005, é um livro de finanças que sai totalmente fora da caixa ao ir buscar conceitos de sociologia ou mesmo questões criminais como o tráfico de droga. A ‘batota’; o efeito negativo da boa parentalidade; ou a influência do nome na evolução socioeconómica de uma pessoa são algumas ideias que o livro de Levitt e Dubner explora.

“Tecnologia Blockchain e Criptomoedas”, Luís Antunes

As criptomoedas continuam a crescer e a atrair cada vez mais pessoas, mas também a gerar dúvidas e incertezas em quem não percebe verdadeiramente como funciona este mercado. Foi precisamente esse tema que o autor, consultor e conferencista Luís Antunes escolheu para o seu sétimo livro dedicado à economia e às finanças pessoais. Tecnologia Blockchain e Criptomoedas procura ser um manual de introdução a esta tecnologia, escrito numa linguagem acessível a todo o tipo de pessoas, sem exagero de termos técnicos. O objetivo é que os leitores possam, não apenas entender as criptomoedas, mas começarem a fazer investimentos em bitcoin.

“7 Segredos Para Investir como Warren Buffett”,  Mary Buffett e Sean Seah

É considerado o guru dos investimentos, seguido atentamente por milhões de pessoas em todo o mundo, a pessoa há mais tempo na lista das 10 mais ricas do mundo. Tudo o que Warren Buffett faz ou diz é analisado cuidadosamente e toda a informação que possa ser associada à sua filosofia de investimentos tem um valor incalculável. É também por isso que os livros de literacia financeira de Mary Buffett – que foi 12 anos casada com um filho do multimilionário americano – têm sucesso. O mais recente, em coautoria com Sean Seah, é 7 Segredos Para Investir Como Warren Buffett, cujo título mostra logo ao que vem. Publicado em 2019, com a primeira edição portuguesa a surgir em 2021, a obra centra-se em 7 grandes conselhos que todos os investidores devem seguir quando pretendem dar os primeiros passos.

A melhor maneira de garantir alguma segurança financeira é poupar, e há vários métodos que podemos colocar em prática. Mas a literacia financeira vai além disso, ajuda-nos tanto a gerir o nosso dia-a-dia como a preparar um futuro mais tranquilo, com investimentos certeiros. É importante que esses conhecimentos também sejam passados cedo às crianças, pelo que há vários livros de finanças escritos a pensar nos mais novos.