Importar um carro ainda compensa?
Algumas características do carro vão influenciar o valor a pagar pela legalização: preço de venda ao público, ano de fabrico, combustível, cilindrada e emissões de CO2.
O IVA é o do país de origem, mas, se o carro tiver menos de 6 meses ou de 6 mil quilómetros, só paga em Portugal. No momento da compra, vai precisar do Documento Único Automóvel (do país de origem) e do Certificado de Conformidade Europeu que pode custar cerca de 200€.
Para trazer o carro para Portugal tem várias opções:
- contrata uma empresa de transporte (já com seguro incluído pode custar a partir de 150€)
- um motorista profissional (preços acima de 500€)
- traz pelos seus meios (terá fazer contas a seguro e matrícula temporários, portagens e combustível)
Inspeção
A primeira coisa a fazer é levar o carro à inspeção, o que terá um custo de quase 80 euros (78,64€ – valor de 2020). Se não fez seguro e matrícula temporários, terá de rebocar o veículo.
Homologação e Declaração Aduaneira
O próximo passo é ir ao IMT fazer a homologação e preencher a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV). Nenhum destes documentos tem custos.
Pagar ISV e IVA
De seguida, vai ao portal das Finanças e emite o documento para pagar o Imposto sobre Veículos (ISV).
Certificado de matrícula
O certificado de matrícula ou Documento Único Automóvel é obtido no IMT e tem um custo de € 45.
Registo automóvel
Fazer o registo automóvel pode custar entre 55€ e 120€, dependendo da emissão da matrícula.
Mudanças no IUC
Quanto ao Imposto Único Automóvel, a lei mudou em Janeiro para a importação de carros usados e o valor a pagar, a partir deste ano, já será o correto.
Matrícula e seguro automóvel
As chapas de matrícula custam cerca de 15€ e o seguro automóvel varia muito, em função da cobertura.
Se quiser poupar trabalho, pode contratar os serviços de uma Agência de Documentação Automóvel para lhe tratar de toda a burocracia (valores a partir dos 100€, fora impostos e despesas). Faça as contas e decida.