Trabalho e carreira

Cinco dicas para prender a atenção de quem o ouve

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prender a atenção de quem o ouve

Saber comunicar e relacionar-se. Para ter sucesso, na vida e no trabalho, é essencial saber interagir com pessoas novas, que são estranhas à sua zona de conforto. No empreendedorismo, a empatia que o promotor de um negócio cria com investidores ou com o público de um evento pode revelar-se crucial na hora de escolher em quem investir. Pode acontecer o mesmo numa entrevista de trabalho.

Por isso, prepare-se. Eis cinco truques para desenvolver as suas competências interpessoais e conseguir manter conversas entusiastas com os seus superiores, colegas ou eventuais investidores.

1. É preciso manter a mente aberta e conhecer pessoas novas sempre que possível. Se permanecer sempre dentro do círculo de pessoas que fazem parte da sua zona de conforto, isso não vai acontecer. Por isso, interaja com as pessoas que estão à sua volta, na fila para o café, por exemplo. Outro truque passa por tentar participar no maior número de conferências ou outros eventos relacionados com a sua carreira ou negócios. Saber mexer-se é fundamental. Arrisque entrar em ambientes novos.

2. Saber contar histórias capta a atenção de quem as ouve. Por isso, é importante que partilhe as suas ideias de uma forma apelativa, como se de uma história se tratasse. Desta forma, também consegue ilustrar melhor a sua ideia ou negócio e ajuda a tornar-se mais credível.

3. Saber contar a sua história é importante, mas é fundamental saber ouvir. E interessar-se de forma genuína pelas ideias ou opiniões dos seus colegas, superiores ou investidores. Seja curioso e procure saber mais sobre as pessoas que o rodeiam, nos momentos certos. Regra geral, as pessoas gostam de falar sobre si: do que gostam, do que não gostam ou do que precisam.

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4. Saiba tirar partido das suas qualidades. Não vale a pena tentar seguir perfis pré-estabelecidos para ter sucesso, porque perde espontaneidade. E é importante que se mantenha genuíno para alcançar os seus objetivos. Nos sucessos, mas também nas dúvidas, inseguranças ou fracassos. E seja persistente.

5. Seja cordial e delicado. Pequenos pormenores podem fazer a diferença na forma como se relaciona. Nao se esqueça de chegar a horas, cumprimentar as pessoas com um aperto de mão, agradecer e saber estar. Boas maneiras podem refletir responsabilidade e mostrar que é uma pessoa respeitadora, qualidades regra geral apreciadas por toda a gente. E nao se esqueça de ser humilde – que o importante é estar sempre a aprender coisas novas. Mantenha-se informado sobre o que se passa nas suas áreas de interesse e utilize o conhecimento que adquire nas relações que tem com os outros.

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