Telemóvel da empresa: que obrigações?
Os estudos mostram que os portugueses que têm telemóveis e computadores da empresa levam cada vez mais trabalho para casa. A explicação pode estar no facto de estes colaboradores se sentirem na obrigação de trabalhar fora de horas, mas também nos feriados, ao fim de semana ou mesmo durante o período de férias.
No entanto, o que deve saber é que o facto de a empresa disponibilizar equipamentos como telemóvel, tablet ou computador não implica que os colaboradores tenham de estar disponíveis 24 horas por dia, independentemente do dia da semana. Esse é o entendimento de advogados e especialistas na área do trabalho, que defendem que estes dispositivos devem contribuir para flexibilizar a relação entre o trabalho e a vida pessoal.
Claro que cada caso é um caso e, muitas vezes, há contratos de trabalho nos quais empregadores e colaboradores fazem acordos específicos relativamente a horários especiais, situações de isenção de horário, e outros, mas estes devem ser vistos como a exceção e não a regra.
Cada vez mais especialistas estão de acordo que é preciso respeitar o descanso e o lazer dos colaboradores e procurar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.