Trabalho e carreira

Cinco cursos online para aprender as profissões do futuro

4 min
Cinco cursos online para aprender as profissões do futuro

As profissões do futuro podem ainda não ter sido inventadas. O mundo muda rapidamente e o mercado de trabalho muda com ele: as capacidades que eram requeridas há dez anos num anúncio de emprego são hoje dadas como adquiridas e valorizam-se novas áreas de conhecimento e experiência. Há cursos online gratuitos que ajudam os mais jovens a estudar estas temáticas e a criar oportunidades de emprego.

O relatório da McKinsey revela que o comércio online representou mais de 20 por cento das vendas em mercados como os Estados Unidos, Reino Unido ou China, em 2020. Em Portugal, 35 por cento das pessoas fazem compras ou pagam contas online. Esta área de trabalho foi a que mais cresceu entre 2020 e 2021, segundo a rede social LinkedIn.

Esta plataforma afirma que, por exemplo, a oferta de emprego na área do marketing digital aumentou 33 por cento entre 2020 e 2021 — isto inclui gestores de redes sociais e pessoas com conhecimentos de Search Engine Optimization (SEO). Por outro lado, os criadores de conteúdo digitais subiram à nona posição no ranking das profissões mais procuradas no LinkedIn.

Todas estas são profissões que tanto são essenciais às grandes empresas como aos pequenos negócios. Para mudar de área de trabalho ou para adquirir conhecimentos que impulsionem um projeto pessoal, é imprescindível ter conhecimentos sobre o mundo digital: há cursos gratuitos online que o podem introduzir a essas áreas.

O Atelier Digital da Google oferece cursos gratuitos e com diferentes durações. Há uns com várias horas e outros com a duração de apenas alguns minutos — todos ligados a áreas de conhecimento digital relativamente recentes. Basta o email para fazer a inscrição e aceder a todos os materiais de cursos como os seguintes.

Fundamentos do Marketing Digital

Domine os princípios do marketing digital com este curso gratuito, credenciado pelo Interactive Advertising Bureau. No final garante um certificado a quem o terminar. Ao todo são 40 horas distribuídos por 26 módulos sobre temas como construir uma presença na web, estratégia para negócios online, redes sociais ou usar Google Analytics. Tudo isto com exercícios práticos estreitamente ligados a situações reais.

Leia mais  Como emitir um recibo verde: guia passo a passo

Gere conteúdo para promover a sua empresa

É verdade que através das redes sociais, qualquer pessoa tem a capacidade de criar conteúdo e presença digital. Mas como fazê-lo de forma estruturada? Como passar uma mensagem para a audiência e usar esse mesmo conteúdo para chegar a mais gente? Pode encontrar a solução neste curso online  que dura três horas e é uma introdução ao vasto mundo do conteúdo digital.

Entenda os conceitos básicos da programação

“Escrever código” é uma expressão que faz parte do vocabulário do século XXI mas que é, para muitos, ainda obscura. Perceber o conceito e até conseguir manejar os elementos mais básicos da programação, será útil para qualquer um que queira construir o seu futuro emprego na web. O curso é de apenas uma hora, mas será essencial para assimilar as fundações da programação, das suas diferentes linguagens e da forma como interagem.

Garanta que os clientes o encontram online

Um bom produto, um site e um conteúdo impecável nas redes não chegam, atualmente, para alcançar um vasto público. É preciso dominar técnicas de posicionamento online que ajudam qualquer negócio a crescer e a chegar àqueles que o procuram. Pode aprender a lidar com mecanismos de SEO e de publicidade online (SEM) em três horas.

Networking eficiente

Construir uma rede de contactos é, desde sempre, essencial ao progresso profissional. Mas na era da virtualidade e das redes sociais a forma como o networking acontece pode não ser tão intuitiva para alguns como conversar à mesa de um café ou conhecer alguém num jantar de amigos. Este curso gratuito de uma hora dá ferramentas para ultrapassar os obstáculos à autoconfiança e desenvolver capacidade interpessoais.

O que achou?