13 cuidados a ter com o carro no inverno
Daniela CunhaCom a chegada do tempo frio, é importante que dê mais atenção ao seu carro e que redobre os cuidados. Fique a conhecer algumas sugestões para manter o automóvel em bom estado durante o inverno.
Durante os meses mais frios, o funcionamento do seu carro no inverno pode ser afetado. A chuva, o vento, o nevoeiro, a neve ou o gelo não só dificultam a condução, como podem, também, comprometer a integridade e a segurança dos veículos. Por isso, é fundamental que prepare o seu carro para as condições adversas, e que este esteja sempre em perfeitas condições, de modo a evitar contratempos e possíveis riscos durante a condução.
1. Leve o carro à revisão
Já diz o ditado: mais vale prevenir do que remediar. Por isso, antes da chegada do inverno, leve o seu carro à marca ou a uma oficina de confiança para que lhe seja feita uma revisão completa. Verificar, substituir e reparar regularmente os componentes mais importantes garantem bom desempenho e segurança enquanto conduz.
2. Verifique os faróis
Durante o inverno, a visibilidade na estrada diminui significativamente. Por isso, verifique se todas as luzes estão a funcionar de forma correta para garantir que vê e é visto pelos outros condutores. Confirme se os faróis, as luzes de travagem, os piscas e as luzes de marcha-atrás estão em bom estado. Caso seja preciso substituir alguma, saiba que as substituições se fazem aos pares para evitar intensidades diferentes.
Não se esqueça, ainda, de verificar os refletores e os plásticos dos faróis. Estes devem estar limpos, por dentro e por fora, sem oxidação ou baços e sem nada que possa prejudicar a visibilidade.
3. Avalie o estado dos pneus
Os pneus são um dos aspetos mais importantes a considerar quando prepara o seu carro para o inverno. Para garantir uma boa aderência ao piso, além da poupança de combustível, a pressão deve estar sempre dentro dos valores indicados pelos fabricantes (pode encontrá-los na soleira da porta do condutor ou na tampa do depósito de combustível. Os carros mais recentes também já indicam a pressão dos pneus no painel eletrónico). Não se esqueça, também, de verificar o desgaste e a profundidade dos sulcos dos pneus, que nunca deve ser inferior a 1,6 milímetros.
Se morar numa zona propensa à queda de neve e à formação de gelo na estrada, considere trocar os pneus para uns próprios para o inverno, que são mais resistentes ao frio e conferem maior aderência e estabilidade extra em condições adversas.
4. Tenha atenção aos travões
O piso escorregadio, por causa da chuva e do gelo, faz com que tenha de ter atenção redobrada na estrada, já que a pouca aderência torna as travagens muito mais perigosas. Leve o seu carro a uma oficina para que verifiquem as pastilhas, os discos, o circuito e a bomba de travagem. Se necessário, substitua estes componentes por uns novos, que dão mais segurança na estrada e nas situações em que precisa de travar repentinamente.
5. Verifique os amortecedores
Durante o inverno, aumenta a probabilidade de aparecerem buracos na estrada devido à chuva. Nesses casos, os amortecedores podem ser severamente afetados. Vá verificando o seu carro para detetar eventuais fugas de óleo e esteja atento a outros problemas, como o saltitar das rodas, que indicam que a força do amortecimento está comprometida.
Os amortecedores ajudam a manter o contacto dos pneus com o piso, tornando as travagens mais eficazes e seguras. Quando estão em mau estado, implicam maiores distâncias de travagem e aumentam o risco de derrapagens.
6. Tenha cuidado com a bateria
Já lhe aconteceu o seu carro “não pegar” durante o inverno? A verdade é que tanto as baixas temperaturas, como a humidade afetam significativamente a bateria no inverno, que pode perder até ⅓ da sua carga total. Assim, no tempo frio deve conduzir o seu carro com mais frequência para que o alternador vá carregando a bateria, graças à energia que é produzida pelo motor de combustão. Além disso, esteja atento a sinais de enfraquecimento, como luzes menos intensas e dificuldade em ligar o carro.
7. Veja se as borrachas estão em bom estado
Em dias de chuva intensa, é fundamental que o seu carro esteja bem vedado para evitar a entrada de água (que pode causar danos avultados). Assim, verifique as borrachas vedantes das portas, janelas, motor e bagageira para garantir que estão em bom estado. Com o tempo, estas borrachas têm tendência a ficar secas e a quebrar. Pode prolongar a sua vida útil com produtos de hidratação próprios.
8. Substitua as escovas limpa para-brisas
As escovas são fundamentais para garantir uma boa visibilidade nos dias de chuva. Por isso, o recomendado é que as substitua anualmente, depois do verão, para que estejam em bom estado quando são mais precisas.
9. Evite que os vidros do carro fiquem embaciados
Durante o inverno, é mais frequente os vidros ficarem embaciados devido à condensação. Utilize o ar condicionado para desembaciar os vidros e melhorar a visibilidade. Além disso, não se esqueça de os limpar com regularidade, por dentro e por fora. Se viver numa região especialmente húmida, utilize produtos específicos anti-embaciamento e hidrofóbicos.
10. Limpe o gelo dos vidros da forma correta
Nos dias mais frios, o gelo pode acumular-se nos vidros. Quando isso acontece, é importante limpar da forma correta para evitar danos. Pode utilizar um raspador de borracha ou silicone (mas nunca de metal, já que pode riscar os vidros), borrifar uma solução de duas partes de água e uma parte de álcool para dissolver o gelo ou utilizar o sistema de aquecimento.
Nunca verta água quente, uma vez que a diferença de temperatura pode estalar ou partir o vidro, e também não acione as escovas limpa para-brisas, que podem ser danificadas pelo gelo. Também não utilize a água do limpa-vidros, que pode congelar se a temperatura exterior for muito baixa, nem coloque sal, já que este pode riscar o vidro.
11. Teste o nível do óleo
Durante o inverno, o óleo fica mais denso, o que pode provocar danos no motor. Verifique, regularmente, se a densidade e a quantidade de óleo são as corretas e troque-o sempre que for necessário.
12. Utilize um bom anticongelante
O anticongelante é um líquido de refrigeração sintético, colocado no depósito do sistema de arrefecimento do motor, que tem como objetivo regular a temperatura. Assim, desempenha uma função importante no bom funcionamento do carro: no inverno, impede que a água do radiador congele e, no verão, evita o sobreaquecimento do motor. Vá verificando o anticongelante e substitua-o conforme necessário.
13. Proteja o carro do mau tempo
Se não tiver garagem onde deixar o carro, considere comprar uma capa protetora para o proteger dos elementos, principalmente nos dias de chuva e neve.
Vai viajar durante as festas? Lembre-se destas dicas
As épocas festivas implicam, geralmente, mais trânsito nas estradas e mais dores de cabeça para quem vai conduzir. Se está a pensar viajar em família neste Natal ou Ano Novo, siga as nossas sugestões para uma viagem tranquila e segura:
- Tenha a manutenção do seu carro em dia para evitar problemas;
- Planeie a viagem com antecedência (incluindo itinerários alternativos no caso de congestionamento do trânsito e pontos de paragem);
- Abasteça o carro antes de sair;
- Leve lanches, água e formas de entreter os passageiros, principalmente se viajar com crianças;
- Verifique se tem o colete, o triângulo de sinalização e um kit de primeiros socorros;
- Tenha os contactos da assistência em viagem à mão.
Não se esqueça do seguro automóvel
Verifique se o seu seguro automóvel está em dia e quais são as coberturas incluídas. Além de obrigatório, o seguro permite-lhe viajar com tranquilidade, já que lhe dá toda a proteção contra imprevistos. Por isso, é importante que opte por um bom seguro, com as coberturas certas. O Seguro Automóvel da Cofidis oferece-lhe vários tipos de proteção, incluindo contra fenómenos da natureza e ainda lhe disponibiliza assistência em viagem.
Quando se fizer à estrada, ponha a segurança sempre em primeiro lugar: circule pela direita, cumpra os limites de velocidade e mantenha a distância de segurança.