Poupar

Objetivos financeiros para novos pais

2 min
Objetivos financeiros para novos pais

Mais de 75% dos casais querem ter filhos. Mas nem sempre existem condições que permitam dar este passo e avançar com a aventura da maternidade. Um dos grandes obstáculos é a situação financeira, que se quer sempre o mais estável possível.

Para que as novas gerações não adiem este sonho e o consigam viver em pleno, deixamos algumas dicas de como se podem preparar financeiramente para a paternidade.

Obtenha estabilidade financeira

É muito difícil criar um filho com poucos recursos. Os desafios são muitos e os gastos com a saúde e a educação crescem anualmente. É importante conseguir um emprego estável e uma folga financeira antes de avançar. Se está a planear ter uma família, comece já a pôr as suas finanças em ordem. Quanto mais cedo melhor.

Se tiver dívidas, pague-as

Caso tenha um ou mais créditos pessoais, faça um esforço financeiro para os pagar na totalidade, ou, pelo menos, abater o mais possível, pois dessa forma os juros baixam e a prestação mensal também.

Faça uma boa gestão das despesas

Aprenda a gerir os seus gastos. Se não gastar mais do que ganha, evita viver acima das suas possibilidades. Desta forma, consegue que lhe sobre algum dinheiro ao fim do mês, que pode colocar de parte numa conta poupança, para assegurar, mais tarde, o futuro dos filhos.

Concentre-se nas suas necessidades financeiras mais imediatas

Em algumas situações, iniciar o projeto de ter uma família pode implicar a mudança para uma nova cidade, para tirar proveito de um mercado de trabalho melhor ou opções de habitação mais baratas. Se tem condições para comprar uma casa, faça-o. Pagará sempre menos de prestação e faz um investimento num imóvel que pode vir a ser, mais tarde, dos seus filhos.

Leia mais12 dicas para poupar ao fazer obras em casa

Tente perceber melhor o que implica a maternidade

Se desconhece os meandros do que é ser pai e mãe, antes de se aventurar pesquise blogues de finanças pessoais que têm como missão ajudá-lo a gerir as finanças com crianças em casa. São muitas as dicas sobre técnicas de poupança.

O que achou?