Poupar

Fim do roaming finalmente à vista

2 min
fim do roaming

Já reparou que os operadores de telecomunicações são os primeiros a dar-lhe as boas-vindas, sempre que chega a um país diferente? O aviso por sms de que, naquele país, as comunicações de voz e dados estão sujeitas a uma determinada tabela de preços, não falha. Mas esta é uma realidade que está prestes a mudar. A partir do dia 15 de junho, com o desaparecimento das sobretaxas, vai passar a pagar menos pela utilização do telemóvel sempre que viajar dentro da União Europeia. Isto aplica-se às chamadas e mensagens escritas, mas também à utilização de dados. Ou seja, vai ser possível utilizar aplicações sem se preocupar com a conta que há de vir.

Hoje, usar aplicações fora de Portugal ainda tem custos elevados. 1 gigabyte em roaming pode custar 50 euros. É certo que existem planos de roaming que permitem usar dados com a cobrança de um valor fixo por dia, mas vão deixar de ser necessários.

As regras que limitam o valor que os operadores de redes móveis podem cobrar uns aos outros pela utilização em roaming noutro Estado-membro da União Europeia foram aprovadas pelo Parlamento Europeu.

Os limites máximos serão de 0,032 euros por minuto para as chamadas vocais, em vez dos atuais 0,05 euros por minuto, e de 0,01 euros por mensagem escrita (SMS), o que representa uma descida de um cêntimo. Quanto à utilização de dados móveis, a tarifa máxima baixará de 50 euros para 7,7 por GB.  E não fica por aqui. As tarifas continuarão a descer, sucessivamente, até chegar aos 2,5 euros por GB, a partir de 2022 .

 

Leia mais  7 razões que o levam a gastar mais do que queria