Como definir objetivos para o Ano Novo. E como manter as resoluções
Maior cuidado com o corpo ou com a alimentação; fazer exercício ou começar um desporto; poupar para comprar um carro; ler mais livros ou visitar mais museus… Existem muitas formas de mudar um pouco a nossa vida e normalmente é no final do ano que essas decisões são reforçadas. E como do pensar ao fazer a distância pode ser longa, siga as nossas dicas para atingir mais facilmente esses objetivos.
1. Centre-se no mais importante. No final do ano muitas vezes temos tendência para tomar várias decisões em simultâneo, mas assim será menor a probabilidade de as cumprirmos todas. A solução está em focar a atenção e energia na resolução que considera mais importante.
2. Planeie com antecedência. Não espere até à passagem de ano para tomar decisões. Durante as celebrações, por mais reduzidas que sejam este ano, à medida que soam as 12 badaladas podemos tomar decisões precipitadas. No dia seguinte, parecem absurdas ou difíceis de manter.
3. Siga a regra dos 21 dias. Existem várias técnicas para tentar mudar hábitos, como a dos 21 dias, criada pelo médico Maxwell Maltz. Aconselha a que se tente repetir um novo comportamento durante 21 dias seguidos. Se começar a nova resolução nos primeiros dias de janeiro, tente segui-la até ao fim do mês para ganhar esse novo hábito.
4. Dê pequenos passos. Se a sua decisão de ano novo é a de começar a poupar, comece por um pequeno valor por mês ou por semana. Aumente quando esse hábito estiver enraizado. Se tem créditos que pretende reduzir ou eliminar, pode optar por consolidá-los, de forma a conseguir gastar menos na mensalidade.
5. Crie um sistema de recompensas. À medida que for avançando na concretização das suas resoluções e na criação de novos hábitos, ofereça-se uma recompensa. Se um dos seus objetivos é o de passar a comer de forma mais saudável, instaure um dia por semana em que pode comer o que quiser.
6. Mas também um sistema de penalizações. Da mesma forma que deve recompensar-se por cumprir os objetivos, também deve instaurar um sistema de penalizações para aplicar sempre que não cumprir com as resoluções que definiu.
7. Não exagere. Quando desejamos mudar algo, não devemos resumir toda a nossa vida a isso. Voltando ao exemplo da poupança, faça um orçamento semanal ou mensal, que ajude a cumprir as metas estabelecidas. O objetivo não se deve tornar numa obsessão, é importante estabelecer alguma margem de manobra.
8. Lembre-se das razões para mudar. Se definiu objetivos de Ano Novo, é porque chegou à conclusão que há coisas que quer fazer ou alterar. Concentrar-se nessas razões de mudança é uma forma eficaz de se manter motivado. Pode ir recordando isso através de notas, mensagens ou lembretes.
Se o dinheiro está no topo das suas preocupações para o novo ano e pretende fazer mais uns euros extra, comece por rever o que o faz gastar mais do que queria e a criar alguns hábitos que pode pôr em prática para a sua vida financeira começar a dar frutos.