Direitos e Deveres

Vai ao médico esta semana? Atenção às greves.

2 min
Greve dos médicos

Se precisa de ir ao médico, talvez seja boa ideia evitar ir ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante esta semana. Médicos e enfermeiros vão estar em greve por todo o país e os serviços de saúde poderão ser afectados.

Quando decorrem as greves?

Os médicos fazem greve durante dois dias: começam às 0h de terça-feira e terminam às 24h de quarta. O protesto dos enfermeiros está previsto durar mais tempo: desde as 8h de terça-feira até ao final do dia de sexta-feira.

Há serviços mínimos?

Em todas as greves na saúde são decretados serviços mínimos. Por norma, incluem as urgências, cuidados intensivos, quimioterapia e algumas cirurgias.

Qual o motivo das greves?

Tanto médicos como enfermeiros afirmam estar a defender a dignificação das profissões e melhores condições para o SNS.

Os médicos defendem que todos os portugueses deveriam ter médico de família, querem reduzir o número de doentes por médico, diminuir o tempo de serviço em urgência, ter melhores salários, incentivos, entre outras exigências.

Já os enfermeiros exigem o pagamento de suplementos, medidas compensatórias específicas para a profissão, descongelamento das progressões na carreira, acesso à reforma com 57 anos de idade e 35 de serviço, entre outras coisas.

Leia mais  Estatuto de cuidador informal: como funciona?