Onde doar brinquedos usados?
O Natal está à porta e talvez dê jeito arranjar espaço para os brinquedos novos que as crianças vão receber. Este é o momento ideal para fazer uma revisão aos brinquedos antigos dos seus filhos e dar-lhes um novo rumo! Aliás, temos uma ideia melhor: peça aos seus filhos para fazerem eles próprios uma seleção dos brinquedos que já não usam ou que têm em demasia, explicando-lhes que com esse gesto vão poder fazer felizes quem não tem com o que brincar. Ensinar aos seus filhos a importância da partilha é incutir-lhes um valor que deverão levar consigo para o resto da vida. Estes brinquedos devem ser entregues a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras organizações solidárias. Para isso, reunimos 8 instituições que recebem doações de brinquedos e outros bens destinados, sobretudo, a crianças:
-
Ajuda de Mãe
Fundada em 1991, esta IPSS tem como objetivo o apoio à grávida. Aceitam um leque variado de donativos, mas impõem regras para garantir que as doações estão em bom estado de conservação. É o caso, por exemplo, de peluches previamente lavados, jogos completos ou separados, bonecas limpas e completas, brinquedos sem as pilhas gastas, puzzles de madeira ou construções com as respetivas instruções. Além disso, os brinquedos devem ser entregues em sacos ou embrulhados em películas transparentes.
-
Acreditar
Ajuda crianças, jovens, pais e amigos a enfrentarem um dos maiores pesadelos de qualquer pai ou mãe, o cancro infantil. A Acreditar acompanha do ponto de vista emocional, logístico e social todos os momentos da doença. Tem efetivamente necessidade de brinquedos, mas também de alimentos, material escolar, máscaras cirúrgicas, produtos de limpeza, etc. Para saber o que pode doar, consulte no site a lista de pedidos de donativos materiais para cada uma das cidades onde a Associação está presente. Algumas das doações devem ser de materiais novos, uma vez que se destinam a crianças cujo sistema imunológico se encontra muito fragilizado.
-
Plataforma Dar e Receber
Esta plataforma nasceu de uma parceria entre a Entrajuda e a Cáritas Portuguesa. Aqui pode doar todos os bens não alimentares desde que estejam novos ou em bom estado de conservação. Por exemplo, “a sua cama antiga, os brinquedos que os filhos deixaram de usar, a secretária que está arrumada a um canto”, entre muitas outras coisas. Para isso, só tem de entrar no site do projeto e clique em “Quero Dar”. Depois, vá à opção “Dar Bens” e preencha o formulário. Após fazer o registo, será contactado pela instituição para combinar a entrega do artigo. Em alternativa, pode entrar em contacto direto com a equipa do Dar e Receber através do e-mail [email protected]
-
Aldeias de Crianças SOS
Esta instituição foi fundada em 1964, com a missão de apoiar as crianças desprotegidas, integrando-as num ambiente familiar. Atualmente, acolhe 100 crianças e jovens nas três aldeias SOS em Portugal e trabalha com 120 famílias vulneráveis, onde se encontram 300 crianças. Por causa da pandemia, a entrega de bens deve ser previamente combinada através do número de telefone 213616950 ou do e-mail [email protected]
-
Cruz Vermelha Portuguesa
A Cruz Vermelha Portuguesa aceita não só brinquedos, mas também roupa, artigos para casa ou comida não perecível. Também é possível fazer uma doação monetária e ficar a conhecer algumas ações que promovem o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens.
-
Santa Casa da Misericórdia
A Santa Casa da Misericórdia aceita donativos em dinheiro, imóveis, roupas, eletrodomésticos, móveis e outros bens. Se quiser ajudar, deve contactar a Unidade de Benemerências através do e-mail [email protected] para que a instituição identifique os bens e possa combinar uma data e local para recebê-los.
-
APAV – Associação de Apoio à Vítima
A APAV aceita donativos tanto de bens como de serviços. Os bens devem poder ser incluídos em cabazes para serem oferecidos às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica acolhidas nas Casas de Abrigo. Para saber como pode ajudar, deve contactar Luís Teixeira através do número 213587912 ou do e-mail [email protected].
Certifique-se que os brinquedos que doar estão em bom estado, limpos e sem peças soltas. |
Além das instituições sugeridas, existem certamente outras na sua área de residência, que fazem a distribuição dos bens doados pela comunidade local, creches ou jardins-de-infância da região. Por vezes, basta uma conversa com a vizinhança para identificar necessidades que, até então, desconhecíamos. Se quiser aproveitar a oportunidade para incutir determinados valores aos seus filhos e netos, sugerimos também algumas lições sobre dinheiro que os mais pequenos deveriam aprender na escola. Já as empresas que façam doações deste género, podem usufruir de benefícios fiscais.