Incêndio na estrada: o que fazer?
Um incêndio é quase sempre gerador de medo ou susto. E se estiver na estrada e for surpreendido por um incêndio florestal, como deve reagir?
- Não há certezas absolutas
Os especialistas alertam que não há certezas absolutas sobre que comportamento ter em caso de incêndio na estrada, porque cada caso é um caso. Os comportamentos podem mudar de acordo com o local em causa, com o tipo de incêndio, com as condições climatéricas, com o facto de haver ou não autoridades no local. Mas há informação e conselhos que todos podemos e devemos ter, porque podem ser muito úteis.
- Dois números de emergência
112 – Número nacional de emergência
117 – Número para apoio à floresta
- Manter a calma
Aconteça o que acontecer, manter a calma possível, é uma das regras fundamentais em situações de perigo iminente.
- Portas e janelas fechadas
Enquanto se mantiver no carro, as portas e janelas devem estar fechadas, tal como em caso de incêndio nas redondezas de casas.
- Um local seguro
Numa situação deste tipo, os especialistas aconselham que olhe ao seu redor desde o primeiro momento e tente perceber se há algum abrigo ou refúgio seguro por perto, ou ainda uma zona a descoberto que possa garantir-lhe maior proteção. Se, e quando, tiver de abandonar o carro – numa situação em que o fogo não se resolva ou que avance sobre a via – é para lá que deve correr, cobrindo a boca e o nariz com um pano para evitar intoxicação por inalação de fumos.
- O que não deve fazer
Os especialistas alertam que não se deve abandonar o carro e desatar a correr sem destino ou a conduzir por entre as chamas ou o fumo denso. Quaisquer destas situações são desaconselhadas e não garantem a proteção das pessoas em caso de incêndio na estrada.
- Seguir todas as ordens das autoridades
Em qualquer caso, o ideal é sempre esperar que cheguem ao local as autoridades competentes e de socorro, como os bombeiros ou a GNR, e depois seguir todas as instruções dadas no local. A GNR alerta para o facto que é “Importante respeitar e seguir as instruções da GNR e nunca adoptar comportamentos de risco, como inverter o sentido de marcha nas autoestradas. As situações de emergência ocorrem inesperadamente, como a aproximação do fogo ou a perda de visibilidade devido ao fumo. Nessas situações, os condutores devem manter a calma, accionar as luzes de perigo e imobilizar os veículos a uma distância segura da fonte de perigo.” Quando confrontados com incêndios na auto-estrada,”os automobilistas devem encostar-se à berma, ou o mais à direita possível, e deixar a via da esquerda livre para que os meios de socorro possam circular. E esperar que chegue as equipas de socorro.”
Conheça outras medidas de prevenção em caso de incêndio e não se esqueça de zelar pelo bem-estar do seu animal.