Dinheiro

Sabe a diferença entre ATM e Multibanco?

3 min
Diferença entre ATM e Multibanco

Nem todas as caixas automáticas são iguais. E há umas que lhe trazem custos acrescidos. Conheça as diferenças e evite comissões desnecessárias.

Parece básico, mas há quem não saiba a diferença entre uma caixa multibanco e uma caixa ATM. E para quem desconhece as diferenças, é normal utilizar qualquer caixa automática, sem sequer saber que pode estar a pagar mais por isso. A principal questão a ter em conta reside no facto de uma ter comissões associadas e a outra ser totalmente gratuita. Mas há outras diferenças, como as entidades que gerem as caixas automáticas, o tipo de público a quem se destinam e as operações que o destinatário pretende fazer.

Quais as principais diferenças entre ATM e Multibanco?

As caixas ATM são especialmente destinadas a turistas e é por isso que estão maioritariamente inseridas em centros comerciais, aeroportos e nas maiores cidades do país. São essencialmente utilizadas para levantamentos de dinheiro, mas permitem também fazer transferências, pré-pagamentos e consultas de saldo.

Já numa caixa Multibanco, pode fazer tudo o que faz num ATM e mais um vasto leque de operações, como carregar o telemóvel, fazer depósitos, comprar bilhetes de transportes, fazer vários tipos de pagamentos de serviços e de compras, pedir cheques, entre outras operações.  

Em Portugal, a rede Multibanco é gerida pela SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços). Aliás, “Multibanco” é uma marca criada pela SIBS e um caso de sucesso internacional. No entanto, a mesma rede tem também caixas ATM Express, igualmente destinadas ao público estrangeiro.

As outras caixas ATM que já nos habituámos a ver por todo o país são geridas por outras entidades, maioritariamente pela Euronet Worldwide, uma rede internacional de caixas automáticas direcionada especialmente para turistas, que facilita a realização de operações bancárias aos utilizadores de contas estrangeiras.

Leia mais  Poupe dinheiro com a comida: aproveite tudo

É igual levantar dinheiro num Multibanco ou numa caixa ATM?

Pode não ser a mesma coisa. Se levantar dinheiro a débito numa caixa Multibanco, não existem custos associados às operações que realizar. O mesmo acontece se o fizer numa caixa ATM Express, da rede nacional. Já se o fizer numa ATM da rede estrangeira, é melhor ter atenção ao tipo de cartão que utiliza. Isto porque, se tiver um cartão dual, ou seja, de débito e crédito, e levantar dinheiro na rede estrangeira, pode ser assumida, por defeito, a função crédito. E nesse caso, serão cobradas comissões. Se usar um cartão de débito comum, pode utilizar qualquer caixa ATM, que não terá qualquer custo acrescido.

Quando puder, pague com cartão, mas atenção a isto

Uma dica para evitar comissões surpresa é evitar fazer tantos levantamentos e pagar com cartão, sempre que possível. Só tem de prestar atenção a um aspeto. Caso o seu cartão tenha as funções de débito e crédito ativas, veja bem a opção que lhe aparece no terminal TPM e selecione “Multibanco”, “VisaElectron” ou “Maestro”, para operações a débito. Se tiver um cartão dual e selecionar as opções “Visa”, “Mastercard” ou “American Express”, o pagamento será feito a crédito, implicando custos acrescidos.

O que achou deste artigo?