Quer comprar uma moto? Este guia é para si
Decidir que tipo de moto comprar pode não ser fácil, principalmente para quem o faz pela primeira vez. Por isso, criámos um guia com os aspetos que deve ter em conta ao escolher uma moto.
Seja para os que gostam de aventuras, para quem só quer passear aos fins de semana ou para quem precisa delas para se deslocar no dia a dia, a verdade é que as motos estão a ganhar cada vez mais popularidade. Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram vendidos quase 37 mil motociclos em 2022 – uma média de cerca de 100 por dia e um aumento de 8% em relação a 2021.
Mas comprar uma moto, nova ou usada, requer alguma pesquisa prévia e ponderação para que não acabe por adquirir algo que não é o seu estilo. Existem várias possibilidades no mercado, para diferentes gostos, necessidades e carteiras, por isso é importante que saiba o que procurar.
Que uso vai dar à moto?
Esta é a primeira pergunta que deve fazer e que vai influenciar todos os outros aspetos inerentes à escolha de uma moto. Existe uma grande variedade de modelos, das motos urbanas – como as scooters e as naked -, até às desportivas ou de turismo, por isso tem mesmo de ter definida a utilização que lhe vai dar.
Pretende comprar uma moto para passeios de fim de semana, em que faz deslocações mais longas? Ou vai utilizá-la diariamente para ir para o trabalho e fugir ao trânsito? Vai andar em autoestrada ou só no centro da cidade? Considere, ainda, se vai circular só em alcatrão ou se vai fazer “todo-o-terreno”, se vai viajar sozinho ou transportar passageiros e se precisa de espaço de arrumação.
É importante que responda a todas estas questões para saber qual é o modelo de moto mais adequado ao seu estilo e às suas necessidades. Por exemplo, se só vai deslocar-se na cidade, talvez uma scooter ou uma moto de cilindrada média, fácil de conduzir, seja suficiente. Por outro lado, se pretende fazer percursos de longa distância em autoestrada, uma desportiva será melhor, uma vez que as suas características as tornam mais adequadas para estrada aberta do que para o pára-arranca da cidade.
Considere o peso da moto e a sua estatura
Nem todas as motos são adequadas para qualquer tipo de pessoa. Alguém muito alto não estará confortável numa scooter e uma pessoa de estatura baixa não irá conseguir conduzir uma moto de turismo, que são grandes e pesadas. Ter uma moto com a ergonomia correta faz com que seja muito mais fácil – e seguro – conduzi-la.
Antes de escolher a sua moto, verifique se consegue tocar com os pés no chão e operar o travão, se os seus braços ficam levemente fletidos e se consegue girar o guiador sem se mexer no selim. Além disso, deve conferir se consegue empurrar a moto manualmente e levantá-la do chão: se não conseguir, então não é a moto certa para si.
Defina um orçamento
Antes de decidir que moto comprar, deve estabelecer um valor limite. Além do preço da moto, não se esqueça de considerar os gastos fixos, como as revisões, inspeção, combustível e seguro. Conte, ainda, com o preço de todos os equipamentos que terá de comprar.
Tem experiência na condução de motos?
Se é a primeira vez que vai conduzir uma moto, considere optar por uma mais pequena, mais leve e com menos potência. Deve ser capaz de conduzir a sua moto com facilidade e segurança, por isso as dimensões, o peso e as características do motociclo têm muita importância. Por exemplo, uma moto de alta cilindrada, principalmente se for utilizada em meios urbanos, não será a melhor escolha para condutores inexperientes.
Se não tiver experiência na condução de motos, o ideal é que comece com um modelo menos robusto e que vá desenvolvendo as suas capacidades, para passar, progressivamente, para outras motos mais de topo.
Tem a carta de condução certa?
Existem quatro categorias de carta de condução de moto: AM, A1, A2 e A. Cada uma tem as suas especificidades e habilita o portador a conduzir certos tipos de motos. No entanto, pode não ser necessário tirar uma carta nova quando comprar uma moto. Se tem a carta de categoria B, pode conduzir motos até 125cc de cilindrada, desde que tenha mais de 25 anos ou a categoria AM. Por outro lado, se estiver a pensar comprar uma moto com potência ou cilindrada superior, já irá precisar de tirar a carta de categoria A.
Escolher uma moto nova ou usada?
Tudo depende da sua preferência e do seu orçamento. Apesar de ser mais cara, ao optar por uma moto nova sabe que tem todas as garantias de fábrica. Por outro lado, também é possível conseguir motos usadas de qualidade, em bom estado, e a um preço inferior.
Se optar por uma moto usada, há algumas coisas que pode e deve ter em atenção antes de avançar para a compra:
- Pesquise bem os modelos que mais lhe interessam para ficar a par sobre manutenção, problemas que outros donos tenham tido ou mesmo a fiabilidade da marca;
- Tenha cuidado com ofertas demasiado baratas: podem ser sinal de que a moto tem algum problema;
- Peça o número de quadro do veículo, para poder pesquisar se a moto foi alvo de roubo ou acidentes;
- Peça para ver o histórico de manutenções;
- Faça sempre um teste de condução, para despistar quaisquer problemas, e inspecione os componentes da moto, como o motor, o chassis, os pneus, os travões e os acessórios mais usados: pedaleira e manetes de freio;
- Desconfie de poucos quilómetros numa moto antiga ou gasta, bem como de muitas peças novas, que podem ser sinal de acidentes;
- Cuidado com motos alteradas, que podem esconder mudanças ilegais que levam a multas.
Seguro, impostos e inspeção
O seguro é obrigatório para qualquer veículo que circule na estrada e, à partida, um seguro para uma moto será mais barato do que para um carro. Ao escolher o seguro, não olhe apenas para o preço, mas verifique todas as coberturas para perceber se é adequado.
Tem, também, de considerar a inspeção da moto, que vai ser obrigatória para todos os motociclos com cilindrada igual ou superior a 125cc a partir de 1 de janeiro de 2025.
Por fim, não se esqueça dos impostos que terá de pagar, como o Imposto Único de Circulação (IUC). Em 2024, os valores podem ir dos 6,19 euros, para motos de cilindrada entre 120cc e 250cc, até aos 138,15 euros, para os motociclos com mais de 750cc de cilindrada. Contudo, se o IUC for abaixo de dez euros, não será cobrado.
Não se esqueça do equipamento
Para conduzir de forma segura e confortável, há algum equipamento essencial. O capacete, por exemplo, é mesmo obrigatório por lei. Os preços podem variar substancialmente, indo de valores abaixo dos 100 euros até às várias centenas. No entanto, não é aconselhável que compre o mais barato só para poupar algum dinheiro. Se há algo em que deve investir, por uma questão de segurança, é num bom capacete.
Depois, há uma série de artigos que é bom ponderar, para si e para a moto, principalmente se não tiver uma garagem para a guardar.
- Um casaco com proteções interiores, para prevenir lesões nas costas ou nos braços em caso de queda;
- Luvas de proteção;
- Umas calças ou fato completo de chuva, para poder circular nos dias cinzentos com roupa “normal” por baixo;
- Uma balaclava para isolar melhor o pescoço e a cabeça nos dias mais frios;
- Botas próprias para motos com reforço na zona da troca de mudanças ou um protetor removível para o pé;
- Um cadeado para prender a roda e outro para o disco do travão;
- Uma capa para cobrir a moto quando esta fica parada algum tempo.
Agora que já conhece todos os aspetos a ter em conta antes de comprar um motociclo, faça a sua pesquisa e escolha a moto dos seus sonhos. Se precisar de um empréstimo, a Cofidis tem ao seu dispor o Crédito Moto. Sem entrada inicial e com financiamento até 100%, este crédito pode ser aplicado a motos novas ou usadas.