Qual o melhor cartão para usar em viagem?
Viajar requer planificação, nomeadamente quando estamos a falar de dinheiro. Qual é a moeda no destino, que meios de pagamento são adequados e quais são as melhores opções para não aumentar os custos da viagem? São perguntas a que importa responder. Antes de embarcar, preste atenção a estes conselhos.
Débito ou Crédito: que cartão devo levar?
Os dois. O cartão de débito permite movimentar dinheiro e fazer pagamentos diretamente da conta à ordem. No entanto, há países, tipos de compras e estabelecimentos que exigem um cartão de crédito. Considere levar um. É mais uma opção de pagamento, seja para uma compra especial ou um imprevisto, já sabe que tem ali um plafond que depois pode pagar de forma fracionada, mas com juros. Em qualquer caso é útil verificar se conseguirá fazer pagamentos com o seu cartão, no destino, informando-se sobre a rede a que está ligado.
Conhece o cartão pré-pago?
É um cartão parecido ao cartão de débito, mas pode carregá-lo com o valor que quiser. Qual é a vantagem? Tem um maior controlo das despesas, porque só pode gastar até ao valor carregado, está mais seguro em caso de perda ou roubo e, dependendo do cartão, é aceite pelo mundo fora. Esta é uma opção segura para as compras na internet.
Resumindo, é prudente e inteligente levar consigo dois ou três cartões para eventuais falhas, avarias, perdas ou roubo. Os azares acontecem e é bom estar prevenido.
Cartões digitais
Estes não pesam na carteira, andam consigo no telemóvel. Trata-se de contas em bancos digitais, em que os pagamentos podem ser feitos virtualmente, de forma simples e cómoda.
Quanto custa levantar dinheiro numa ATM?
Se for viajar para fora da Europa, na generalidade dos casos, terá de pagar comissões, quer levante dinheiro numa caixa multibanco, quer faça um pagamento com o cartão.
Mas se for viajar dentro da zona euro, prefira o pagamento com cartões. Na generalidade dos casos, não há direito a pagamento de comissões nas compras, o que apenas acontece nos levantamentos com o cartão de crédito, o chamado cash advance.
Levante dinheiro
O dinheiro vivo é a tábua de salvação para uma situação em que tudo falha. Mesmo quando está numa ilha e o único multibanco está em baixo. Se vai viajar, leve o suficiente para viver uns dias. Mas os levantamentos são aconselhados ainda em Portugal ou num aeroporto, tipicamente locais que conhece e onde a segurança está garantida.
Em qualquer caso, a mensagem a reter é que não deve viajar sem levar consigo vários meios de pagamento, para estar precavido em qualquer situação.
Boa viagem.