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Eletrodomésticos com defeito: 10 lojas até metade do preço

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Eletrodomésticos com defeito

Com certeza já conhece o conceito, mas será que já parou para pensar sobre ele? Os eletrodomésticos com defeito não são iguais aos novos, mas podem não ser assim tão diferentes. Alguns nunca foram usados e até têm a mesma garantia do fabricante, mas apresentam pequenos problemas, maioritariamente estéticos, como riscos, amolgadelas, não terem a embalagem de origem, apresentarem danos na esferovite que reveste e protege o aparelho, entre outros semelhantes. Os defeitos impedem as lojas de vender estes eletrodomésticos de marcas conceituadas em grandes superfícies. E, se o facto de terem defeito não for um problema para si, pode comprá-los com descontos significativos, que podem chegar aos 50%.

Por exemplo, uma máquina de lavar roupa com um preço de mercado de 625 euros, custa, na Eurostocks, 350 euros, representando um desconto de 44%.

Já um frigorífico combinado custava 1099 euros e está agora a ser vendido, na mesma loja, por 590 euros, o que significa uma redução de 46%. Algumas lojas dividem os produtos em “grade A” e “grade B” consoante o nível de defeito: a primeira diz respeito a “defeitos leves” como terem a caixa danificada ou não terem embalagem e a segunda refere-se a “defeitos mais significativos”, que podem ser produtos devolvidos ou que tenham estado em exposição na loja.

Deixamos-lhe uma lista com 10 lojas, de Norte a Sul do país, que vendem eletrodomésticos com defeito:

  1. Vila do Conde – Home & Cook Outlet
  2. Felgueiras e loja online – Eurostocks
  3. Pombal e Sertã – Quase Bom
  4. Coimbra – Worten Outlet
  5. Leiria | Ourém | Caldas da Rainha – Eternobom
  6. Venda do Pinheiro – Siterja
  7. Camarate – Ponto Frio
  8. Carnaxide – Bosch Outlet
  9. Carnaxide – Míele Outlet
  10. Faro – I Love Outlet

Além destas, pode ainda espreitar os preços em algumas lojas low cost como a La Casa Del Eletrodomestico, que vende tanto para Portugal como Espanha, a Eletrolowcost, em Santa Maria da Feira ou a SP Ténica, em Vila Nova de Gaia. Ainda assim, como diz o provérbio, “o seguro morreu de velho”, por isso, antes de tomar uma decisão de compra, tome nota de alguns cuidados que deve ter:

1) Compare o preço dos eletrodomésticos com defeito com o preço de eletrodomésticos novos

De uma maneira geral, quando entra nestas lojas ou consulta o site ou página nas redes sociais, encontra o preço de origem e o preço “com desconto” pelo qual está a ser vendido. No entanto, estes valores podem não ser o suficiente para tomar a sua decisão. Por um lado, porque os preços variam muito consoante as superfícies comerciais onde são vendidos e, mesmo em outlets, não é garantido que o preço seja mais barato. Por outro, porque existem estratégias de marketing que podem levar o consumidor a acreditar que está a comprar com um grande desconto quando, na realidade, não está. No entanto, desde outubro de 2019 que a lei tornou-se mais exigente com este tipo de práticas. Até aqui, a lei definia apenas que o desconto devia ser real e ter como referência o preço anteriormente praticado para aquele produto. Mas não especificava a que dizia respeito o conceito de “preço anteriormente praticado”, o que permitia práticas, por vezes, enganosas por parte dos comerciantes, como o aumento dos preços imediatamente antes do início dos períodos de saldos ou promoções para anunciarem descontos maiores. Com a alteração da lei, um comerciante só pode fazer “saldos” e “promoções” se vender o produto a um valor mais baixo do que aquele que estava definido nos 90 dias anteriores, na mesma loja, sem contar com eventuais períodos de saldo ou promoção. O melhor é precaver-se e utilizar um comparador de preços – como, por exemplo, o da Deco ou outros disponíveis online – para ter a certeza de que não está a comprar “gato por lebre”.

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2) Confirme se o defeito é apenas estético

Regra geral, a ideia de produto “com defeito” deve limitar-se a pequenos pormenores estéticos como riscos, amolgadelas, ausência de embalagem original, caixa rasgada, entre outros semelhantes. Mas o eletrodoméstico deve estar a funcionar sem qualquer problema. Se suspeitar que o produto possa ter algum problema, antes de comprar, peça ao vendedor da loja para fazer uma demonstração. Além disso, deve confirmar se lhe é oferecida alguma garantia. Com a alteração à lei, os bens móveis passaram a ter dois anos de garantia, no entanto, “esse prazo pode ser reduzido para um ano se se tratar de bens móveis usados”, tal como explica a Direção-Geral do Consumidor. Estas regras também se aplicam às compras online, desde que as vendas também sejam efetuadas para o mercado português. Uma forma de ter essa certeza é verificar se o site onde pretende comprar está – ou tem uma versão – em português e se o domínio utilizado é .pt ou, mesmo sendo .com, garante entregas em Portugal.

Se vai trocar de eletrodomésticos, pode ser uma boa altura para investir num equipamento que lhe permita reduzir a fatura da eletricidade.

Quanto ao aparelho velho, lembre-se que não deve colocá-lo na rua uma vez que existem locais próprios onde deve deixá-lo. Em matéria de poupança, veja ainda 15 regras de ouro que deve aplicar em todas as compras e mais 12 ideias para poupar com pouco esforço.