Como baixar a fatura da luz através da potência elétrica

Sabia que a partir de 1 de janeiro de 2023 estão previstos aumentos da eletricidade? Neste artigo explicamos o vai mudar e como pode baixar a fatura da luz através da potência elétrica.
É já a partir do início do ano que os clientes domésticos da EDP vão ver as suas faturas sofrerem um aumento de 3%. Por um lado, o aumento é justificado com a necessidade de fazer face ao custo de aquisição de energia. Por outro, segundo a EDP, o aumento inclui a melhor estimativa do que será o custo do Mecanismo de Ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade. O mecanismo Mibel traduz-se na prática num valor que acresce ao tarifário e que muda todos os meses.
Este mecanismo temporário na Península Ibérica serve para colocar limites ao preço médio do gás na produção de eletricidade, a cerca de 40 euros por Megawatt-hora (MWh), que foi solicitado por Portugal e Espanha devido à crise energética e à guerra da Ucrânia, e que está a ser aplicado desde meados de junho.
Estes aumentos já aconteceram em outubro, com outras empresas concorrentes, e o reflexo foi um aumento substancial na fatura mensal. Como alternativa, os consumidores podem mudar para a SU Eletricidade, a empresa do mercado regulado de eletricidade em Portugal.
Na dúvida, o melhor é informar-se e fazer uma simulação.
Como baixar a fatura da luz através da potência elétrica
Alterar a potência elétrica contratada pode ser uma forma de ajudar a reduzir custos desnecessários. O primeiro passo é conhecer a potência ideal a contratar para a sua casa.
Tenha em mente que quanto mais potência contratar, mais pagará ao final do mês, pelo que é necessário encontrar as melhores tarifas de luz para poupar e ainda evitar que o seu quadro elétrico “dispare”.
O que é a potência contratada?
A potência é um dos componentes fixos na fatura da eletricidade, e outro é o consumo que de mês para mês pode variar significativamente. No caso da potência não, e é frequentemente denominada de “aluguer do contador”. De acordo com os eletrodomésticos em casa, deve ter uma potência elétrica associada para que possa usufruir da eletricidade sem inconvenientes.
A potência da luz é calculada em kilowatts (kWh) e normalmente na fatura vem mencionada como “termo de potência” ou até “termo fixo de potência” com o respetivo valor mensal (baseado no número de dias de consumo que estejam na fatura).
Na fatura elétrica vão ser pagos dois conceitos diferentes: termo de energia (que é a eletricidade gasta todo o mês) e termo de potência (valor fixo mensal a pagar, mesmo quando não se consome energia).
Como se calcula a potência da luz?
Para saber a potência elétrica ideal para a sua casa, deve ter em consideração três aspetos:
- Número total de eletrodomésticos e quantos usamos ao mesmo tempo;
- Se tem uma instalação monofásica ou trifásica;
- Número de habitantes em casa
Pode pedir uma potência contratada que se situe entre os 1,15kWh e os 20,7kWh. No entanto saiba que para um consumo doméstico “normal” o mais contratado é entre os 3,45 kWh e os 6,9 kWh.
Com a ajuda da sua comercializadora de luz ou até um um eletricista credenciado, saberá desvendar qual o nível de potência ideal para o seu caso. Fique atento que alguns tarifários lhe cobram mais pelo valor do kilowatt com base na potência que escolher.
Como se solicita a mudança de potência elétrica?
Ao contactar com a sua companhia de energia deve indica que pretende baixar ou aumentar a potência contratada. É comum que tenha de indicar os dados que estão na sua conta da luz, bem como a potência que pretende e ainda o código ponto de entrega que permite identificar a sua instalação elétrica.
Até ao momento este pedido não é cobrado pelas empresas e pode ser solicitado sempre que o consumidor o considere.
No entanto, é aconselhado que saiba muito bem qual a potência que pretende, pois por vezes estas alterações podem demorar vários dias, e se contratar uma potência abaixo do que realmente necessita, terá o seu quadro elétrico a disparar até nova alteração.