Trabalho e carreira

12 aplicações de Inteligência Artificial para otimizar o trabalho

1 min
Daniela Cunha
Daniela Cunha
Conheça as aplicações de inteligência artificial que podem ajudar a tornar o seu fluxo de trabalho mais eficiente e produtivo

Índice de novidades e alterações:

  1. Como é que a IA pode ajudar no dia a dia profissional?
  2. Como escolher as aplicações de Inteligência Artificial mais indicadas?
  3. Que aplicações de Inteligência Artificial existem para otimizar o trabalho?
  4. Como usar a IA de forma produtiva e responsável?

As aplicações de Inteligência Artificial (IA) possibilitam a automação e a organização de tarefas, ajudando a tornar a vida profissional mais fluida e menos sobrecarregada. Neste artigo, trazemos-lhe algumas aplicações que podem fazer a diferença na sua produtividade.

A Inteligência Artificial foi uma das tecnologias que mais evoluiu nos últimos anos. Hoje em dia, está presente em praticamente todas as infraestruturas digitais e ao alcance de qualquer um. E a tendência é que continue a crescer, assumindo um papel cada vez mais central nas nossas vidas, sobretudo no trabalho e também nas finanças pessoais.

Seja para automatizar tarefas repetitivas, analisar dados ou organizar projetos e equipas, as aplicações de Inteligência Artificial têm vindo a tornar-se verdadeiras aliadas dos trabalhadores e das empresas, ajudando a resolver necessidades profissionais em várias áreas. O resultado é um fluxo de trabalho mais otimizado, que traz eficiência e produtividade.

Como é que a IA pode ajudar no dia a dia profissional?

As ferramentas de Inteligência Artificial oferecem uma série de benefícios que transformam a eficiência e o desempenho, tornando-se cada vez mais indispensáveis no dia a dia das empresas.

Entre as vantagens da tecnologia podem-se destacar:

  • Automação de tarefas repetitivas: a IA pode assumir alguns aspetos mais rotineiros do dia a dia, como agendamentos ou envio de lembretes, libertando os trabalhadores para tarefas mais importantes e tornando a gestão do tempo mais eficiente;
  • Análise de desempenho: as ferramentas de IA conseguem analisar a performance de equipas e projetos, ajudando na otimização dos processos;
  • Apoio na tomada de decisões: a análise de dados em tempo real possibilita a tomada de decisões informadas de forma mais rápida;
  • Gestão de equipas: a IA pode analisar a carga de trabalho de cada pessoa e os prazos dos projetos, otimizando a distribuição de tarefas;
  • Melhoria da comunicação: os assistentes virtuais ajudam ainda a gerir a comunicação entre os membros da equipa. Além disso, os tradutores automáticos facilitam a colaboração entre equipas globais.

Como escolher as aplicações de Inteligência Artificial mais indicadas?

A verdade é que existem centenas de aplicações de Inteligência Artificial no mercado, cada uma com as suas especificidades e características. Com tantas opções disponíveis – e que estão em constante evolução –, escolher as ferramentas adequadas às suas necessidades profissionais pode ser um desafio.

Se quer adotar ferramentas de IA no seu trabalho, estas são algumas recomendações que pode seguir para garantir que faz a escolha mais acertada:

  • Identifique objetivos e necessidades: o primeiro passo é perceber em que áreas do seu trabalho é que a IA pode fazer mais diferença;
  • Avalie a facilidade de uso: antes de escolher, veja se a interface do software é intuitiva, se existem tutoriais por onde se guiar e se existe apoio ao cliente em caso de dúvidas;
  • Considere a qualidade dos resultados: as ferramentas de IA não são todas iguais, e umas produzem resultados com melhor qualidade do que outras. Por isso, teste várias opções;
  • Analise a possibilidade de personalização e flexibilidade: perceba se é possível personalizar a app de acordo com as suas necessidades específicas;
  • Avalie a compatibilidade: as aplicações de Inteligência Artificial são mais úteis se puderem ser facilmente integradas em sistemas já existentes;
  • Analise a relação custo/benefício: alguns softwares são bastante caros. Por isso, deve avaliar se o preço justifica os benefícios da ferramenta;
  • Tenha atenção à segurança: a Inteligência Artificial lida com dados, que têm de ser devidamente protegidos. Assim, deve garantir que as ferramentas que escolher seguem boas práticas de cibersegurança e privacidade.

Que aplicações de Inteligência Artificial existem para otimizar o trabalho?

Dependendo do tipo de tarefas que pretende otimizar, existe uma série de aplicações de IA que podem ser úteis no seu dia a dia. Conheça-as abaixo, de acordo com as suas necessidades.

Para pesquisa:

ChatGPT

É o mais conhecido dos softwares de IA. Criado pela OpenAI, o ChatGPT é um chatbot ideal para gerar ideias, estruturar textos, resumir informações, criar imagens, criar código e fazer pequenas pesquisas. Funciona sobretudo através de prompts de texto, mas também é possível comunicar com voz ou imagens.

Está disponível de forma gratuita, com algumas limitações, mas existem quatro versões pagas com recursos mais avançados: o Go (7,99 euros/mês), o Plus (23 euros/mês), o Business (29 euros/mês) e o Pro (229 euros/mês).

Perplexity

O Perplexity é a única ferramenta de IA 100% focada em pesquisa. Oferece informação em tempo real, cita fontes e permite escolher entre vários tipos de pesquisa: académica, em redes sociais, financeira, ou web geral.

É gratuita e disponibiliza, também, versões pagas (o Perplexity Pro custa cerca de 15 euros/mês e o Perplexity Max aproximadamente 145 euros/mês).

Para gestão de tarefas:

Notion AI

O Notion é uma ferramenta de gestão e organização com Inteligência Artificial integrada. O Notion AI funciona como um assistente de produtividade que consegue criar textos, traduzir, resumir documentos e até gerar listas de tarefas automáticas.

Pode ser utilizado individualmente ou por equipas, permitindo trabalhar de forma colaborativa.

O software tem quatro planos distintos, mas só o Business (19,50 euros por membro/mês, se for pago anualmente) e o Enterprise (preço definido caso a caso)disponibilizam acesso ao Notion AI.

Gemini

O Gemini é a Inteligência Artificial da Google, por isso é perfeito para quem utiliza o ecossistema da empresa, integrando nativamente com programas como o Gmail, Google Docs, Sheets ou Drive.

Com o Gemini é possível resumir e-mails, criar textos, imagens, áudio e vídeo e analisar dados.

Quem tem conta Google tem acesso gratuito ao Gemini (de forma limitada) e existem também planos pagos, com mais recursos, que começam nos 7,99 euros por mês.

ClickUp AI

O ClickUp AI é um conjunto de recursos conversacionais e contextuais de Inteligência Artificial disponíveis na interface do ClickUp (um gestor de tarefas).

Permite configurar agentes para responder a questões ou exibir informações de forma autónoma, elaborar planos de projetos, criar resumos em tempo real sem ter de abrir as tarefas e até fazer pesquisas em todo o espaço de trabalho.

Os planos do ClickUp que permitem integração com IA começam nos seis euros/mês (pago anualmente).

Para criação e edição de texto:

Grammarly

O Grammarly é um assistente de escrita que utiliza Inteligência Artificial para detetar e corrigir erros gramaticais. Este software também analisa o texto e oferece sugestões personalizadas, com base no público-alvo e no objetivo do conteúdo, para garantir que a mensagem é clara e tem o tom de voz certo.

O melhor de tudo é que é possível integrar o Grammarly com programas como o Slack, Microsoft Outlook e Gmail.

Na versão gratuita, o programa disponibiliza apenas 100 prompts de IA por mês, sendo que as versões pagas começam nos 12 euros por mês.

Otter.ai

Para quem passa muito tempo em reuniões ou entrevistas, o Otter.ai é o assistente de IA perfeito. Este programa permite transcrever conversas em tempo real com bastante precisão, identificando diferentes interlocutores. Além disso, gera resumos automáticos e pode ser sincronizado com as principais plataformas de videochamada, como o Zoom, o Google Meet e o Microsoft Teams.

Tal como as outras ferramentas, existe uma versão gratuita e versões pagas a partir de sete euros/mês.

DeepL

O DeepL é uma ferramenta de tradução baseada em IA. É considerado um dos melhores tradutores, já que é bastante preciso, oferecendo traduções naturais, contextualmente acertadas e que preservam as nuances da língua.

Está adaptado para vários idiomas e diferentes estilos de escrita e permite ajustar o tom da tradução para ser mais formal ou informal.

Pode ser utilizado gratuitamente e, nas versões pagas, os preços começam nos 7,49 euros por mês.

Para design, criação e edição de imagens:

Adobe Firefly

O Adobe Firefly é a ferramenta da Adobe para criação e edição de imagens com recurso à Inteligência Artificial. O programa utiliza a IA para transformar descrições em imagens, personalizar estilos, ajustar cores, aplicar efeitos e criar variações automáticas de um design.

Para poder utilizar todas as potencialidades da Inteligência Artificial, é necessário subscrever um dos planos pagos, a partir de 11,35 euros/mês. Tenha em consideração que existem versões específicas para estudantes e professores.

Canva Magic Studio

O Magic Studio é a ferramenta de IA do Canva, uma plataforma online de design gráfico. Utilizando apenas descrições, permite a criação de várias peças visuais, como slides, vídeos, posts, ilustrações ou gráficos.

Os recursos básicos estão disponíveis de forma gratuita. Para usar as opções mais avançadas, os preços começam nos 12 euros por mês, sendo que estudantes e professores podem ter acesso gratuito.

Dall.E

Criado pela OpenAI, o Dall.E é um programa de Inteligência Artificial capaz de gerar imagens realistas, bastante detalhadas e personalizadas a partir de comandos de texto.

Para aprendizagem:

Socratic

O Socratic, da Google, é uma espécie de tutor baseado em Inteligência Artificial que dá explicações de várias matérias de forma clara e intuitiva. Só precisa de apontar a câmara do telemóvel para o conteúdo que não percebe e, de seguida, a app analisa a informação para oferecer respostas e explicações detalhadas.

Por ser uma ferramenta educacional, o Socratic é totalmente gratuito.

Como usar a IA de forma produtiva e responsável?

As aplicações de Inteligência Artificial podem ser um aliado na otimização das tarefas do dia a dia. No entanto, nenhuma tecnologia é 100% fiável, por isso há que adotar algumas boas práticas para garantir uma utilização adequada e responsável. Assim, garanta que:

  • Não introduz dados sensíveis, como informações financeiras, se não tiver a certeza que a ferramenta é segura;
  • A ferramenta funciona com base em padrões e vai evoluindo à medida que “aprende” novos dados, o que faz com que as respostas fornecidas nem sempre sejam corretas. Além disso, use-a apenas como apoio e verifique sempre as informações em fontes fidedignas;
  • Revê sempre o conteúdo gerado pela Inteligência Artificial, sobretudo se o for publicar;
  • A IA não é capaz de substituir totalmente o conhecimento e as capacidades humanas. Por isso, o ideal é que a utilize nas tarefas mais simples, que podem ser otimizadas, e não nos trabalhos complexos.
O que achou?