Poupar

Sem dinheiro para presentes de Natal?

6 min

Além dos habituais postais de Natal ou álbuns de fotografias, há várias formas de oferecer presentes de Natal originais, sem gastar muito dinheiro. Basta usar a imaginação e pôr mãos à obra. Conheça as sugestões do Contas Connosco para o próximo Natal.

Comprar presentes de Natal pode ser uma dor de cabeça, sobretudo para quem tem famílias numerosas, já para não falar da despesa que representa. Mas existem inúmeras formas de contornar a situação de forma criativa, divertida e económica. Basta dar asas à imaginação e arregaçar as mangas. Veja as sugestões que lhe trazemos e que vão facilitar-lhe a vida.

Faça velas artesanais

Oferecer velas é um clássico de Natal. A questão é que uma vela bonita e artesanal pode não sair barata. A sugestão para este ano é que faça as velas em casa. Pode utilizar recipientes de vidro que tenha guardados (do género dos frascos de compotas) ou comprar uns novos por menos de um euro. Também pode utilizar aquela caneca que tem no armário, é uma ótima forma de lhe dar uma nova vida. Para a vela, utilize cera em blocos ou os restos de velas que tenha em casa. Na internet encontra um mundo de sugestões sobre a melhor forma de fazer velas caseiras. Como estamos numa época natalícia, prefira os aromas a gengibre, canela, cacau ou laranja, por exemplo.

Ofereça bolachas caseiras

Oferecer biscoitos caseiros nunca falha e não tem nada que enganar. E além de ser uma prenda original, simples e fácil de confecionar, é um presente económico e que pode personalizar. Vá para a cozinha e aposte numa receita ao seu critério. Pode utilizar uma que já conheça ou arriscar numa nova, que facilmente encontra na internet. Depois, é só pôr a mão na massa e voilá! Terá um presente simples, barato e que vai fazer as delícias de miúdos e graúdos. Aproveite e faça você mesmo o recipiente para colocar as bolachas. Pode colocá-las num pote de vidro com desenhos feitos à mão ou fazer um embrulho personalizado, cilíndrico, do tipo bombom.

Em alternativa às bolachas, aventure-se e prepare frutos secos caramelizados, granola caseira ou mesmo bombons de chocolate.

Aposte em canecas personalizadas

Sejamos sinceros, as canecas nunca são demais. Seja para substituir uma que se partiu ou para juntar à coleção, mais uma caneca dá sempre jeito em casa. E se for personalizada por si, melhor! Pode encontrar canecas básicas à venda por um euro e pouco ou utilizar canecas que tenha em casa e personalizá-las de acordo com o gosto da pessoa a quem vai oferecer. Utilize verniz de unhas ou tintas próprias para o efeito e dê asas à imaginação. O melhor de tudo é que pode oferecer canecas a várias pessoas e nenhuma vai ser igual. Use a criatividade, escreva mensagens bonitas, o nome da pessoa ou pinte apenas motivos natalícios e escreva o ano, para que fique a recordação.

Ofereça presentes doces: compotas feitas em casa

Quem é que não gosta de uma bela compota combinada com torradas, frutos secos, panquecas, queijo ou fruta? Faz bem à alma e ao coração, sobretudo naqueles dias de inverno, em que o melhor é mesmo ficar por casa, preparar um lanche, abrir um bom vinho e apreciar a lareira.

Não precisa de ser um especialista na cozinha para preparar uma compota deliciosa. Pode optar por uma receita que já conheça ou aventurar-se e tentar uma nova. Escolha ingredientes que combinem com a época, como o chocolate, anis, maçã e canela, laranja ou gengibre, ou use a fruta que tem disponível. Depois, enfeite a tampa do frasco ao seu gosto. Utilize panos com padrões diferentes ou decore a tampa com uma pintura feita à mão. Aproveite e escreva uma mensagem. Verá que o seu presente vai ser um sucesso na mesa de Natal.

Atreva-se a fazer sabonetes artesanais

Fazer sabonetes artesanais é uma forma original, divertida e económica de oferecer presentes às pessoas quem mais gosta, além de ser uma alternativa aos sabonetes cheios de químicos e industrializados que compramos no supermercado. Pode escolher o aroma que quiser e personalizá-lo de forma original.  Para a base, utilize óleo de coco, amêndoa, girassol ou outro, azeite, soda cáustica e água morna. Para que fique com um cheirinho inconfundível, opte por aditivos naturais, como as ervas secas, a lavanda ou a camomila, ou óleos essenciais e corantes naturais como a canela, o cacau em pó, a beterraba e o açafrão. Ponha à prova a sua imaginação e, quem sabe, até encontra aqui uma nova forma de fazer algum dinheiro extra.

Leia mais  Estatuto de cuidador informal: como funciona?

Surpreenda com peças em macramé

Fazer peças de coração em macramé é uma tendência que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos nos últimos anos. Seja para uso próprio, para oferecer ou para vender, há mil e uma formas de criar as suas peças. Desde peças decorativas ou suportes para vasos, à tapeçaria e aos adornos para a árvore de Natal, são muitos os caminhos que pode escolher. Além de ser um passatempo relaxante, é um presente bastante criativo e apreciado por todos. Espreite na internet a técnica e reproduza-a. Com um pouco de paciência, conseguirá um presente muito especial.

Ofereça bijuteria feita à mão

Fazer bijuteria artesanal não é um bicho de sete cabeças. Com missangas, couro, madeira, bordados ou fios de lã conseguirá peças bem originais. Se quiser ser mais arrojado, também pode criar peças em massa de argila e moldar as peças de várias formas, cores e tamanhos. Inspire-se nas marcas de que gosta e procure online indicações passo-a-passo para criar as suas peças. No final, seja criativo e faça um embrulho especial e personalizado.

Aposte em algo útil: bases para copos

Desde a cortiça à madeira, azulejos, cimento ou até macramé, são vários os materiais que pode utilizar para criar bases para copos originais e económicas. Decore-as com tintas e acessórios ao seu gosto e personalize-as de acordo com o gosto da pessoa a quem vai oferecer. Pode oferecer em conjuntos de seis, de dois ou apenas uma base individual, que até pode servir para pousar o vinho. Além de ser criativo e 100% personalizado, é um presente com utilidade e pouco dispendioso.

Jogue pelo seguro e ofereça cabazes de Natal

Não há Natal sem cabaz. Se quiser oferecer um presente mais elaborado, pegue em algumas das ideias anteriores e junte-as num cabaz. Aproveite e junte produtos típicos regionais como o azeite, enchidos, queijo ou vinho. É uma ótima opção, sobretudo para quem tem familiares ou amigos a viverem longe.

Sugira o sorteio do amigo secreto

Sabemos que o melhor presente de Natal é estar numa mesa rodeados pelas pessoas que nos são mais queridas. Ainda assim, há uma tradição que é praticamente universal e que, mesmo com os cortes orçamentais que tivemos de fazer, devido à crise económica que atravessamos, não queremos perder: a de oferecer presentes. Ora, se não existe a possibilidade de dar presentes a toda a gente, encontramos alternativas. Um clássico de Natal, já muito enraizado na nossa cultura, é o sorteio do amigo secreto. Pelo menos um mês antes do Natal, façam o sorteio à mão ou através das inúmeras aplicações móveis que foram desenvolvidas para o efeito. Depois, basta estipular um valor e fazer a troca de presentes no encontro de Natal.

Pode implementar esta prática na sua família, fazê-lo entre amigos ou no jantar de Natal da empresa. Uma coisa é certa, desta forma ninguém fica sem presente e não tem de gastar rios de dinheiro e de paciência para comprar prendas para toda a gente.

Dicas para não arruinar as suas finanças no Natal

Deixamos mais três dicas extra para poupar dinheiro no Natal:

1. Experimente, já a partir de janeiro, colocar uma quantia de parte todos os meses, para que não tenha de fazer um grande esforço financeiro nas épocas festivas.

2. Vá comprando os presentes de Natal ao longo do ano, de forma a aproveitar as promoções especiais e as liquidações totais. Esta tática tem a vantagem de lhe poupar muito tempo e stress no próximo mês de dezembro.

3. Não fique com presentes que não quer. Leia aqui o que fazer quando algo que recebe não é do seu agrado.