Poupar

Dicas infalíveis para poupar no Natal

5 min

Seja pelos presentes, decorações ou alimentação, o Natal é uma das épocas do ano em que, inevitavelmente, se gasta mais dinheiro. Trazemos-lhe 15 dicas de poupança que resultam, para que evite gastos excessivos.

Não é segredo para ninguém que o mês de dezembro, devido à quadra natalícia, implica geralmente mais gastos que os restantes meses do ano. Poupar nesta altura do ano nem sempre é tarefa fácil, seja devido aos presentes,
às compras para a ceia de Natal e para a decoração da casa ou até ao consumo de eletricidade, que também tem tendência para aumentar. Além disso, a subida dos preços, motivada pela inflação, não dá tréguas.  É por isso que deve planear as suas compras com antecedência e estabelecer atempadamente tudo o que precisa para esta época, para que não possa controlar os gastos e não exceder o orçamento previsto.

Com o Natal a chegar, trazemos-lhe algumas ideias de poupança para colocar já em prática. Festeje esta quadra de forma mais sustentável, económica e sem preocupações.

1. Defina um orçamento para gastar nas prendas de natal

Em primeiro lugar, é importante que estabeleça quanto pode gastar no Natal. Pode até distribuir o orçamento por parcelas e definir qual o valor a gastar em alimentação, presentes, decoração, deslocações e outros custos que possam surgir.  Além disso, considere todos os jantares de Natal com colegas de trabalho ou amigos que acontecem ao longo do mês, que acabam por representar uma fatia avultada do seu orçamento.

2. Faça uma lista de presentes de natal

Faça uma lista com todos os presentes que tem de comprar e defina um valor máximo para cada um. Assim garante que não se esquece de ninguém e consegue controlar melhor os gastos, sem exceder o orçamento.

Aproveite este planeador de presentes que lhe oferecemos e controle facilmente as despesas de Natal.

3. Faça os seus próprios presentes de natal

Puxe pela imaginação e ofereça um presente personalizado e económico. Por que não oferecer um álbum com fotografias, uma caixa de recordações, bijuteria feita à mão ou até um pote de doce ou granola feita em casa? O valor das coisas está na intenção com que se dá, e não no que realmente custam. Pense nisso!

4.Compre os presentes de natal online e com antecedência

Comprar os presentes online tem várias vantagens. Além de evitar filas e perder tempo, pode fazê-lo comodamente no conforto da sua casa e usufruir de promoções especiais que não estão disponíveis nas lojas físicas.

Tenha apenas em conta que deve comprar com antecedência, já que por esta altura o prazo de entrega das encomendas é maior.

5. Prepare a lista de prendas e compre tudo de uma só vez

Além de todas as despesas óbvias com presentes e alimentação, não se esqueça do dinheiro que gasta em combustível e parques de estacionamento sempre que vai às compras. Por isso, escolha um dia para comprar todas as prendas de Natal e certifique-se que não se esquece de ninguém, para evitar deslocações desnecessárias.

6.Partilhe as despesas que tiver no natal

Numa altura em que os preços dos bens essenciais estão cada vez mais altos, suportar os custos de todas as refeições natalícias pode significar um grande rombo no orçamento de Natal. Peça a cada familiar que participe na ementa e que contribua com uma iguaria. Desta forma, faz com que o menu agrade a todos os convidados e ainda poupa algum dinheiro.

7.Embrulhe os presentes de forma criativa

Reutilize laços, papéis e embalagens em bom estado ou faça o seu próprio embrulho. Utilize páginas de revistas antigas com ilustrações apelativas, decore os sacos reutilizados com fotografias ou escreva mensagens especiais no papel de embrulho. Vai com certeza agradar a todos e ainda poupa o ambiente e a carteira.

8.Controle os gastos que tem com a época natalícia

Sempre que fizer compras de Natal, sejam elas relativas a presentes ou a alimentação, anote os valores. Assim vai conseguir ter uma maior noção do que já gastou e evitar ultrapassar o orçamento. No final, aproveite para fazer as contas e utilize esse valor base para as compras do próximo ano. Já agora, anote também aquilo que ofereceu, para evitar repetir presentes.

9.Aproveite os saldos e as promoções na altura de natal

Esta dica é válida para todo o ano. Se gosta de preparar os presentes de Natal com antecedência, esteja atento aos descontos e promoções que surgem ao longo do ano. Faça as suas compras natalícias nas épocas de saldos e aproveite para poupar algum dinheiro. Há artigos intemporais e que pode oferecer no Natal, mesmo que compre noutra estação.

10.Compare preços antes de fazer as compras

Compare preços em lojas e supermercados diferentes e escolha o que for mais acessível e com melhor qualidade-preço. E não se esqueça que esta dica também é válida para compras online. Os preços de um artigo podem variar muito. Planificar é, mais uma vez, a chave da poupança. Quando faz compras de última hora, vai pagar provavelmente mais caro, até porque já não terá tempo de comparar preços.

11.Prepare as refeições de Natal atempadamente

Pode começar a preparar a ceia de Natal em novembro ou até antes. Comprar previamente ingredientes com maior validade, como azeite, frutos secos ou determinadas bebidas, permite-lhe gastar menos na altura do Natal e destinar o valor destes artigos a outras coisas que lhe façam falta. Além disso, lembre-se que em dezembro os preços têm tendência a aumentar e a oferta disponível a diminuir.

12.Ofereça presentes em grupo

Ofereça presentes em conjunto com outros familiares ou amigos. Além de ficar mais em conta, pode optar por oferecer algo de maior valor, que vai agradar, e que sozinho não poderia comprar.

13.Reutilize a decoração de natal

Comprar decorações de Natal todos os anos é totalmente desnecessário. São objetos utilizados apenas uma vez por ano e que podem ser preservados e reutilizados durante muito tempo. Sempre que estiverem em bom estado, utilize as decorações do ano anterior.

Também pode fazer as suas próprias decorações com materiais que tem em casa. Dê azo à imaginação ou inspire-se em vídeos e tutoriais disponíveis na internet.

14.Envie cartões digitais neste natal

Se é daquelas pessoas que gosta de mimar todos os familiares, amigos ou colegas de trabalho com cartões de Natal, mas não tem orçamento para tudo, não se preocupe. Envie postais eletrónicos por e-mail e personalize-os com mensagens diferentes para cada um. Pode enviar tantos quantos quiser e ainda evita o desperdício de papel.

15.Faça sorteios ou participe no amigo secreto

Se o seu orçamento para os presentes de Natal é reduzido, combine com os seus familiares ou amigos e façam um sorteio. Assim só tem de comprar um presente e ninguém fica de mãos a abanar. O mesmo acontece no sorteio do amigo secreto, com a diferença de que deve guardar segredo até ao dia da troca de prendas.

Boas festas!