Renovar o Cartão do Cidadão pela internet
Para uns, a renovação do Cartão de Cidadão é imediata. Para outros, pode ser um pesadelo. Atualmente há quem tenha de esperar seis horas na fila para ser atendido, há quem só esteja a conseguir fazer agendamentos em Lisboa para daqui a três meses e quem fuja da capital e procure a sorte noutras localidades.
No entanto, há formas de tentar contornar o caos, se cumprir os requisitos que permitem fazer a renovação online, de uma forma simples, ágil e rápida.
Quem pode renovar através da internet?
Todos os cidadãos portugueses com mais de 25 anos e menos de 60 anos podem optar pela renovação do Cartão de Cidadão online se cumprirem os seguintes requisitos:
– Validade do cartão é superior a 60 dias;
– Cartão perdido, destruído, roubado ou furtado com cancelamento através da internet;
Quem tem mais de 60 anos também pode renovar o Cartão de Cidadão através da internet, bastando que o cartão ainda esteja válido.
Em qualquer dos casos, os titulares terão de ter já as impressões digitais informaticamente registadas no sistema dos serviços do Instituto dos Registos e do Notariado.
É ainda importante realçar que cidadãos interditos ou inabilitados não podem renovar o Cartão de Cidadão senão através do seu representante legal.
Como fazer o pedido de renovação?
Vamos a aspetos práticos. Se cumpre os anteriores requisitos, não perca tempo. Basta fazer o seguinte:
1. Aceder a ao portal ePortugal;
2. Autenticar-se através da sua Chave Móvel Digital;
3. Preencher o formulário do pedido de renovação;
4. Selecionar o balcão onde quer levantar o seu Cartão de Cidadão.
Mais simples é impossível. Este serviço também lhe permite alterar dados pessoais como os apelidos e a morada.
Quanto custa a renovação pela internet?
Os valores variam consoante o local onde vai levantar o seu cartão e a urgência do pedido.
Através da internet e com entrega em Portugal de um cartão com validade até 5 anos, o valor é de 13,50€. O custo sobe para 16,50€ para cartões com validade superior a 10 anos.
Outra informação útil que talvez desconheça: se por qualquer motivo não conseguir fazer o pedido nem online, nem presencialmente, tem ainda a opção de, em casos comprovadamente urgentes, poder pedir um Cartão de Cidadão provisório (no próprio dia) mediante um custo de 70 euros.