Poupar

Aprenda a poupar no supermercado e em casa

5 min
poupar no supermercado e em casa

Com a inflação a subir, todas as dicas para poupar valem ouro. Vamos explicar-lhe como ir às compras sem gastar muito dinheiro e como poupar até em produtos de limpeza, fazendo-os em casa, de forma económica e sustentável.

O aumento dos preços tem vindo a fazer-se sentir no bolso das famílias portuguesas. A tendência é generalizada e ninguém escapa aos efeitos da inflação. Nesta altura particularmente desafiante para a gestão do orçamento familiar, Ana R. Bravo, especialista em economia doméstica, partilhou com o Contas Connosco dicas preciosas para o controlo das despesas, que agora partilhamos consigo.

Segundo a especialista, tudo começa com a organização da lista de compras. A melhor opção é mesmo fazer compras para a semana, para evitar desperdícios, o que já é uma forma de poupar.

Já no supermercado, para comparar preços entre artigos semelhantes, há que olhar sempre para o preço ao quilo ou ao litro, e não para o preço final dos produtos, porque as aparências podem enganar.

A opção por marcas brancas é outra das dicas de Ana R. Bravo, mas isto não se aplica a todos os produtos. Se no caso dos bens alimentares, as marcas brancas são uma ótima alternativa, o mesmo não se aplica aos detergentes. Segundo os inúmeros testes feitos pela especialista, são mais liquefeitos.

Quanto aos produtos de limpeza – que são um tipo de artigo que pesa e muito na conta – há truques que valem ouro para poupar nestes produtos tão dispendiosos e nem sempre eficazes.

Limpar a casa: poupe em detergentes

Todos sabemos, por experiência própria, que preço e marca não são obrigatoriamente sinónimo de qualidade em matéria de detergentes e produtos de limpeza. Quem é que nunca comprou aquele tira-nódoas que aparece na publicidade e que promete remover tudo sem esforço, mas que afinal não cumpre?

A partir de hoje, estes produtos podem deixar de ser um peso no seu orçamento. Em alternativa, opte por produtos naturais e faça os seus próprios detergentes, com a garantia de ter uma casa igualmente limpa.

Utilizar métodos sustentáveis e que requerem pouco investimento é bom para a sua carteira e, ao mesmo tempo, está a contribuir para um planeta mais ecológico.

Faça o seu detergente de roupa caseiro

Os detergentes são produtos indispensáveis e, ao mesmo tempo, caros. E normalmente, compramos os de marca, porque acreditamos serem mais eficazes. Fique então a saber que pode fazer o seu próprio detergente com apenas 3 ingredientes. Siga esta receita de Ana R. Bravo, autora do livro e do projeto ABC da Poupança.

Só precisa de 3 ingredientes: uma barra de sabão natural (pode utilizar sabão azul e branco ou de outra marca), 10 a 12 litros de água e perborato/carbonato de sódio, à venda em qualquer drogaria. A preparação é simples:

  • Comece por ralar a barra de são ou cortá-la em pedaços, para facilitar o processo de derretimento.
  • Depois, aqueça cerca de 2 litros de água e, quando estiver a ferver, junte o sabão já ralado, de forma a que este fique completamente coberto por água.
  • Vá mexendo, mas não deixe ferver demasiado, para não sair espuma.
  • Durante este processo, aqueça à parte os cerca de 10 litros de água restantes e coloque-a dentro de um recipiente suficientemente grande para envolver os ingredientes.
  • Quando o sabão estiver totalmente derretido, junte-o aos restantes 10 litros de água e envolva bem.
  • Adicione cerca de 120 a 150 gramas de perborato ou carbonato de sódio e mexa bem, de maneira a que fique completamente dissolvido.

O seu detergente caseiro está pronto. Deixe arrefecer e coloque em recipientes, sem os encher na totalidade, para que os possa agitar antes de cada utilização.

Leia mais  Não consegue pagar os créditos? Saiba o que pode fazer

Com este processo, consegue cerca de 12 litros de detergente por apenas 3€. A dose preparada pode durar de 6 a 12 meses, dependendo do número de pessoas vivem na mesma casa.

Limpe a máquina da loiça

Após várias lavagens, é normal que a sua máquina acumule calcário, algumas manchas e até resíduos que ficam acumulados nos canos, e isso pode refletir-se na lavagem da loiça.

Mais uma vez, o bicarbonato de sódio é a solução para limpar com resultados imediatos. Caso tenha a máquina cheia, espalhe bicarbonato de forma generosa diretamente sobre loiça, no fundo da máquina e na porta. Ponha a máquina a lavar mesmo sem detergente, uma vez que o bicarbonato tem propriedades que permitem fazer a lavagem da loiça.

É normal que utilize uma quantidade maior de bicarbonato de sódio neste processo, no entanto, acaba por compensar, por ser um processo que só fará e tempos a tempos. Além disso, o bicarbonato é muito mais barato do que os produtos específicos para fazer a limpeza destas máquinas.

Forno e micro-ondas a brilhar sem esforço

São eletrodomésticos que tendem a acumular muita gordura e sujidade e que dão muito trabalho a limpar, além dos gastos que isto implica em produtos específicos que prometem deixar tudo a brilhar, mas que, muitas vezes, desiludem.

É aqui que o bicarbonato de sódio entra mais uma vez em ação. Basta utilizar um esfregão ou a parte mais rugosa da esponja da loiça, embebê-lo em água e depois no bicarbonato, previamente colocado num recipiente, e começar a esfregar. É um processo rápido e, ao contrário do que se pensa, não requer muito esforço.

Este processo é mais benéfico para a sua saúde, porque a utilização dos produtos de limpeza de compra requer cuidados especiais para evitar a passagem de químicos para os alimentos.

Limpar a placa vidro-cerâmica não dá trabalho

Quer saber como limpar a placa elétrica sem esforço? Pode fazê-lo de duas formas, utilizando apenas um ingrediente poderoso. E já sabe de qual estamos a falar, não sabe? Esse mesmo. Espalhe bicarbonato de sódio diretamente na placa ou então embeba o esfregão em água e passe-o no bicarbonato e, de seguida, comece a esfregar.

Este produto é suficientemente forte para limpar este tipo de superfícies, o que acaba por lhe poupar trabalho e dinheiro. Além disso, especialistas na matéria afirmam que a utilização deste produto assegura a manutenção da placa vidro-cerâmica, mantendo-a como nova.

Caso tenha fogão, pode utilizar a mesma técnica. Basta que deixe os bicos do fogão demolhados em água quente e bicarbonato de sódio, para que soltem a sujidade.

Não se esqueça do ralo do lavatório

Apenas precisa de bicarbonato de sódio, vinagre branco e água a ferver para deixar o ralo do lavatório a brilhar.

Coloque o bicarbonato no lavatório, de forma mais abundante na zona do ralo. Depois, junte o vinagre, o que vai surtir um efeito efervescente. Após atuar durante algum tempo, deite a água bem quente, para que escorregue pelo cano.

Terminado o processo, para deixar o lavatório bem limpo e desinfetado, junte um pouco de bicarbonato a um pano húmido e passe no lavatório.

Este procedimento deve ser feito, pelo menos, uma vez por mês, de forma a evitar o acumular de manchas no ralo e sujidade nos canos.

Depois destas dicas da especialista em poupança doméstica Ana R. Bravo, a sua vida não vai ser a mesma. Se seguir estes conselhos, não gasta dinheiro em produtos caros, não tem de os carregar do supermercado para casa e tem menos trabalho nas limpezas, porque estes truques são realmente eficazes.

O que achou?