Como realizar um projeto com ajuda do “crowdfunding”
O crowdfunding é uma forma de obter financimento recorrendo a donativos de pessoas que acreditam no sucesso do seu projeto. Pode consultar na Forbes mais informação sobre 10 destas plataformas. Fique com sete dicas sobre como criar e promover um projeto para alcançar o seu financiamento.
1. Defina objetivos realistas. Antes de iniciar o pedido de donativos, estabeleça um valor adequado e que seja possível de atingir. Pesquise nas várias palataformas de crowdfunding os valores solicitados para projetos semelhantes, a reação do público aos pedidos de financiamento e avalie o perfil das pessoas que contribuíram.
2. Apele à sua rede social. Cerca de 30% a 40% do financiamento recolhido através do crowdfunding tem origem nos familiares e amigos. Parece pouco profissional pedir ajuda ao círculo mais íntimo, mas a contribuição de família e amigos é importante porque passa uma mensagem de confiança no projeto. Divulge-o também pela sua rede mais extensa de conhecimentos – através das redes sociais, por exemplo – e também por associações ou grupos que possam estar interessados na sua ideia. Quantas mais pessoas conhecerem a sua ideia, maior é a probalidade de esta vir a ser financiada.
3. Faça uma apresentação atrativa. Pense numa história inspiradora para ajudar a explicar a ideia, mas seja honesto e claro. É importante explicar com o máximo de detalhe possível o projeto e dizer por que precisa de financiamento, mas não precisa de ser exustivo. É importante diferenciar-se de projetos semelhantes e explicar por que motivo o seu deve ser apoiado e não outro qualquer. Comunique de forma simples e sucinta, mas criativa, com o objetivo de captar a atenção dos possíveis investidores – uma boa forma de o fazer é através de um vídeo breve.
4. A palavra de ordem é promoção, promoção, promoção. Aproveite todas as oportunidades para divulgar o seu projeto. Depois de criar a página de crowdfunding e de receber os primeiros donativos, não “fique à espera” de atingir o valor definido. É importante mostrar-se empenhado no projeto e continuar a divulgá-lo. Dê a conhecer o projeto sempre que for oportuno e apele aos seus amigos e familiares que ajudem na promoção e divulgação. Apele a quem já contribuiu que passe-a-palavra.
5. Pense em oferecer uma recompensa. Pense em “premiar” de alguma forma quem o ajuda a financiar a ideia. Oferecer uma contrapartida pelo apoio recebido, por mais simbólica que seja, passa a ideia de que agradece o esforço a quem investiu. Por exemplo, se está a tentar financiar a fabricação de um produto, ofereça vales-oferta para a aquisição futura. Se está a tentar realizar um filme, inclua o nome de todos os financiadores no genérico.
6. Envolva os financiadores no processo. Trate as pessoas como parte integrante de todo o processo e mantenha-as atualizadas acerca dos progressos. A valorização constante do contributo dos doadores – independentemente do valor doado – faz com que as pessoas matenham o interesse no projeto e possam continuar a divulgá-lo, o que o ajuda a atingir o objetivo.
7. Não se esqueça de agradecer. O modelo de financiamento do crowdfunding implica que se não conseguir atingir o montante definido à partida, os doadores recebem o donativo de volta. É importante agradecer o empenho de quem investiu na ideia, mesmo que o objetivo não tenha sido atingido. Até porque pode voltar a tentar novamente a sua sorte recorrendo ao mesmo modelo. Se não agradeceu a quem investiu em si na primeira vez, é pouco provável que voltem a fazê-lo.
Consulte na Forbes dez plataformas que podem ajudar na captação de financiamento para o seu projeto.