Pagar IVA por débito direto?
O pagamento do IVA pode trazer mais novidades em breve. Uma das alterações que já estava prevista e anunciada é o alargamento do prazo, em cinco dias, para liquidar este imposto.
Sabe-se agora que esta novidade foi uma opção técnica do Fisco para permitir uma outra funcionalidade: o pagamento do IVA por débito direto. Quem o disse foi a diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira que garantiu que os agentes económicos vão agora ter esta facilidade à disposição, agilizando a liquidação deste imposto.
Importa recordar que já é possível usar a funcionalidade de pagamento por débito direto no Portal das Finanças desde há um ano para cá. É possível liquidar o IRS, IRC, IMI, IUC, pagamento por conta do IRS e pagamentos a prestações, mas o imposto ao qual os portugueses mais aderiram foi efetivamente o Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI).
O pagamento destas despesas por débito direto podem ser uma ajuda para que não falte às suas responsabilidades, evitando o pagamento de eventuais multas.