Encontrou o carro batido no estacionamento?
Chegou ao local onde deixou o carro estacionado e encontrou-o batido? Pode acontecer a qualquer um, mas é um episódio pelo qual ninguém quer passar. Se um dia lhe acontecer, mantenha a calma e lembre-se destas dicas que deixamos.
O dia até lhe pode estar a correr bem, mas chegar ao estacionamento e encontrar o carro batido é motivo suficiente para ficar aborrecido, principalmente se ninguém assumir a responsabilidade.
Não precisa de entrar em pânico, nem de começar logo a fazer contas à vida. Explicamos-lhe como reagir e a quem deve recorrer para resolver a situação da melhor maneira e com o menor prejuízo possível.
Não mexa no carro e tire fotografias
Na maioria das vezes, o primeiro instinto passa por abandonar o local do incidente o mais depressa possível. Não toque no carro e chame a PSP ou outra autoridade competente. Se abandonar o locar antes das autoridades chegarem, não será levantado um auto da ocorrência. Enquanto espera, tire fotografias à viatura e capte todos os danos causados de vários ângulos e de todos os detalhes que possam ser relevantes para reportar o sucedido à seguradora.
Procure testemunhas que viram o carro a ser batido
Se houver pessoas no local, aborde-as no sentido de perceber se viram ou ouviram alguma coisa, qual o automóvel que lhe bateu e outras informações que lhe pareçam úteis. Não se esqueça de guardar o nome e o contacto telefónico das testemunhas.
Peça as gravações das câmaras de vigilância
Se a situação ocorrer na via pública, as entidades competentes podem utilizar as câmaras de vigilância das autoridades para encontrar o culpado.
Se o incidente tiver ocorrido num parque privado, fale com a entidade responsável pelo parque e tente obter as gravações. No entanto, só serão válidas caso as solicite judicialmente.
Contacte os responsáveis do parque de estacionamento
Se o incidente ocorrer num parque de um centro comercial, seja pago ou gratuito, está protegido pela Lei da Defesa do Consumidor. Por esse motivo, é extremamente importante contactar os responsáveis pelo parque e perceber se têm algum tipo de seguro que lhe seja útil.
Ainda assim, pode sempre contactar a DECO e apresentar a sua situação.
Acione o seguro do automóvel
Assim que as autoridades chegarem ao local e for feita a participação com toda a informação recolhida, contacte a sua seguradora e acione o seguro automóvel.
Se a entidade gestora do parque tiver um seguro que lhe possa valer, pode e deve reivindicá-lo. Mas caso não haja colaboração da outra parte, pode sempre recorrer a um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo.
É importante ter consciência de que, sempre que é acionado um seguro, o processo pode ser bastante moroso e pode até nem ser resolvido a seu favor. Após tomar conhecimento da ocorrência, a seguradora envia uma equipa de peritagem ao local, recolhe informações junto das autoridades, entrevista o sinistrado e as testemunhas, caso haja, além de todas as outras formalidades e burocracias.
É possível recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel?
O Fundo de Garantia Automóvel não se aplica a incidentes desta natureza. Trata-se de um fundo público gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), que tem como objetivo indemnizar vítimas de acidentes de viação, quando o responsável é desconhecido ou não tenha seguro.
Neste caso, só seria indemnizado, se do acidente resultassem danos corporais que determinem morte ou internamento hospitalar igual ou superior a 7 dias, incapacidade temporária absoluta por um período igual ou superior a 60 dias, ou incapacidade parcial permanente igual ou superior a 15%.