Quanto custam os melhores queijos de Portugal?
Portugal tem alguns dos melhores queijos do mundo. E não é um mero elogio dos apreciadores. É um facto. A estrela da companhia é o queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro, Alentejo. No meio de 3 mil queijos de 42 países, arrecadou uma medalha de ouro nos World Cheese Awards, em Itália.
Este queijo tem 70 gramas e é 100% artesanal: feito apenas com leite cru de ovelha, sal e cardo – uma flor que ajuda o leite a coagular. Está à venda em supermercados e mercearias e – pasme-se – custa menos de três euros.
A nível nacional, também há prémios para distribuir. Em 210 inscritos no concurso “Queijos de Portugal”, houve 23 vencedores e 46 menções honrosas.
Entre os melhores estão dois da empresa Lacticoa: o Vale do Côa de ovelha amanteigado, que custa 13 euros/quilo, e o Vale do Côa de ovelha cura normal, ao mesmo preço.
Mais barato – e também premiado – é o queijo de cabra de cura normal da Quinta da Rigueira. Com 200 gramas, custa cerca de 4 euros.
Para os apreciadores de queijo fresco, o de ovelha, da marca Teté custa perto de 1,90€ a unidade… e o de cabra, atabafado, da marca Guilherme fica por 1,75€ cada.
Na categoria do queijo flamengo, o vencedor é o da Ilha Azul que pode ser comprado por 6 euros/quilo.
Há dezenas – ou mesmo centenas – de queijos de qualidade, em Portugal, de todos os tamanhos, feitios… e para todos os gostos.