Como poupar no tarifário do telemóvel
A despesa com o telemóvel é uma fatura quase inevitável, atualmente, seja por razões profissionais ou pessoais. Uma forma de fazer com que o peso desta despesa seja menor está em procurar o tarifário mais adequado ao seu perfil de consumo e evitar pagar por serviços que não utiliza. Siga as nossas dicas para escolher o tarifário que mais vantagens lhe traz.
Se utiliza o telemóvel sobretudo para receber chamadas, a melhor opção é por um um tarifário sem pagamentos obrigatórios. Quando ligar para alguém, ou enviar mensagens, paga o mesmo independentemente do operador, mas em contrapartida não tem mensalidade obrigatória.
Se raramente se liga à internet através do seu telemóvel, pode dispensar um plano de preços com pacotes de dados. Normalmente, estes pacotes representam um custo extra no seu tarifário, desnecessário se faz apenas uma utilização pontual.
Por outro lado, se acede muito à internet através do telemóvel para ver vídeos ou aceder às redes sociais e ultrapassa com frequência o seu limite de navegação, provavelmente o seu pacote de dados está desajustado da sua utilização. Neste caso, o melhor é mudar para um tarifário que ofereça um limite de dados mais elevado.
Todas as operadoras dispõem de tarifários preferenciais para utilizadores da mesma rede. Se liga mais para pessoas que têm uma subscrição junto de um operador diferente do seu, veja se compensa a mudança de operador (mas verifique se ainda está no período de fidelização) ou, então, mude para um tarifário em que possa fazer chamadas e enviar mensagens a esse grupo de pessoas, a um preço mais favorável para a sua carteira.
Se utiliza o seu telemóvel sobretudo para comunicar através de mensagens escritas, o melhor é optar por um tarifário em que pague menos pelas SMS do que pelas chamadas, por exemplo. Os tarifários com mensagens ilimitadas costumam ter as chamadas mais caras, mas têm, também, as mensalidades mais baratas.
Para ficar a conhecer melhor a forma como utiliza o seu telemóvel pode fazer uma simulação no site da ANACOM.