Oito formas de poupar água, dentro e fora de casa
A poupança de água é um imperativo. Está nas mãos de cada um conservar este recurso vital e tudo começa com pequenos gestos diários. Leia, ponha em prática e partilhe. Por si, pelas próximas gerações e pelo planeta.
A água é um dos recursos naturais mais afetados pelos efeitos da mudança do clima. As alterações climáticas não só afetam a quantidade de água disponível na Terra, como colocam também em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água. Deixamos-lhe oito ideias inteligentes e amigas do ambiente para poupar este recurso essencial à vida.
1. Esteja atento às pequenas fugas. Uma torneira a pingar consome mais água do que pensa e um cano roto também.
2. Feche a torneira. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas lavam os dentes ou tomam duches inteiros com a água sempre a correr. Também deve evitar lavar a louça com a água sempre a correr.
3. Ajuste o autoclismo. Muitas vezes, não é necessário fazer a descarga completa do autoclismo e muitos aparelhos permitem a opção de meia descarga. Se não é o caso do seu, pode limitar a capacidade de água introduzindo uma garrafa de água cheia lá dentro, por exemplo.
4. Instale redutores nas torneiras. Outra forma de poupar está em instalar nas torneiras mais utilizadas, como a do lava-louça, da banheira e do lavatório, redutores do fluxo. Desta forma, mesmo com a torneira aberta ao máximo, gastará menos água.
5. Reaproveite água sempre que possível. Quando lavar legumes ou fruta, faça-o numa bacia em vez de o fazer com água corrente. Depois, pode aproveitar essa água para regar as flores, por exemplo.
6. Pense nas máquinas de lavar louça e roupa. Para popupar água e energia evite fazer meia carga. Não ponha a máquina da louça a lavar sem ter a certeza de que está mesmo cheia. Quanto mais arrumada estiver a louça na máquina, melhor será o aproveitamento da capacidade. Em relação à roupa, é preferível esperar até ter carga suficiente para encher o tambor.
7. Cozinhe com a quantidade certa de água. Muitas vezes usamos mais água para cozinhar do que aquela de que realmente precisamos. Em especial no processo de cozedura, em que tendemos a fazer as coisas “a olho”. Encha a panela até que os alimentos estejam cobertos. Menos água também significa menos tempo de cozedura e poupança de energia.
8. Cuidado com a rega. No processo de rega, aproveite toda a água possível. Por exemplo, através do aproveitamento da água da chuva em recipientes próprios, como tanques de rega. Se não pode estar dependente da chuva, pense em investir num sistema de rega gota a gota.