Investimentos

Três ideias para fazer do turismo uma oportunidade de negócio

3 min
fazer do turismo uma oportunidade de negócio

O mundo está encantado com Portugal. Há cada vez mais turistas a visitar e a estudar no país, a comprar casa ou a trabalhar em Portugal. Parece evidente que, quanto mais pessoas nos visitam, maior é a oportunidade para os negócios. Mas qual é, afinal, o segredo para um negócio de sucesso? Talvez não haja uma única resposta, mas há pistas. Em primeiro lugar, deve saber o que é que os turistas procuram no nosso país. Depois, é importante que o negócio não esqueça os portugueses que cá vivem, que seja um negócio para todo o ano e que seja global, desde o primeiro dia. Aqui ficam então algumas pistas:

1. Turismo de luxo

O turismo está a mudar. A Lisboa mais cool da Europa, o Douro vinhateiro, os hotéis de charme com uma arquitetura e estética ligadas à paisagem, o turismo religioso de Fátima, as ondas gigantes da Nazaré, o encanto do património cultural e histórico do centro do país ou a natureza irrespirável dos Açores são exemplos de que longe vai o tempo em que os turistas escolhiam Portugal apenas pelo sol e pelas praias algarvias. 

Há um segmento de turistas cada vez mais experientes e exigentes que já não procuram produtos, procuram experiências. E pagam para isso. Aí está a grande oportunidade de negócio: reunir num negócio a autenticidade e a genuinidade da forma portuguesa de ser, sem esquecer a criatividade, a modernidade e o requinte, que podem fazer de Portugal uma experiência única, sofisticada e imperdível. Quer ideias? Informe-se sobre turismo de culinária e turismo equestre.

2. Residências para estudantes

Depois da explosão do alojamento para turistas, a grande oportunidade parece estar agora nas residências para estudantes, onde a procura supera largamente a oferta. A grande oportunidade está em dar resposta à criação de alojamentos nas cidades mais procuradas pelos estudantes como: Lisboa, Porto, Aveiro, Vila Real, Coimbra, Almada, Setúbal, Braga, Faro, Covilhã e Évora. Quanto mais próximos forem dos campus universitários ou com boas ligações de transportes, melhor. A consultora JLL publicou recentemente um relatório sobre as residências de estudantes, no qual se lê que “Portugal está também cada vez mais no radar dos investidores” e que há atualmente entre 4 a 5 mil milhões de euros de capitais disponíveis para aplicar em residências de estudantes na Europa. 

Leia mais  Freelancers e Finanças

3. Tecnologia ao serviço do turismo

A explosão do turismo deveu-se – em boa parte – à boa comunicação de Portugal além-fronteiras. A Internet das coisas, as novas tecnologias, os blogues e as aplicações melhoraram os negócios e são, eles mesmos, um negócio muito promissor. As possibilidades são imensas, sobretudo porque pode criar um serviço diretamente para os turistas, ou indiretamente, para quem com eles trabalha diariamente, como as câmaras municipais, museus, hotéis ou restaurantes. Há ideias novas que permitem aproveitar a realidade virtual ou a inteligência artificial para melhorar a experiência dos turistas. Experimente explorar conceitos que funcionem como as aplicações de telemóvel, simplificando a vida daqueles que visitam o país, e ajudando-os a ter uma vivência ímpar em Portugal.

Mais uma dica. Se já tem um negócio, numa destas áreas, ou em qualquer outra, melhore a forma como o seu negócio é encontrado nos motores de busca:

  • Registe a empresa no Google Maps, com localização correta, horários, fotografias e outras informações relevantes;
  • Publique nas redes sociais imagens apelativas e mensagens personalizadas acompanhadas de hashtags (#) como #melhorgeladodelisboa ou #frutabiologicaporto
  • Alargue o alcance da comunicação fazendo publicações em diversas línguas;
  • Interaja. Responda aos comentários e às mensagens dos seguidores ou utilizadores.

Já que o turismo está aí e parece ter chegado para ficar, tire partido dele. Aproveite a onda para mudar, ou pelo menos melhorar, a sua vida.