Investimentos

8 trocas que pode fazer para uma vida mais sustentável

3 min

A utilização de produtos descartáveis tem vindo a aumentar significativamente, sobretudo nos últimos dois anos de pandemia. Segundo dados da União Europeia, entre 80% a 85% do lixo marinho nas praias da Europa é plástico e, desse, 50% são objetos de utilização única. Em Portugal, o último relatório do estado do ambiente da Agência Portuguesa do Ambiente, mostra-nos que em 2020, 40% dos resíduos foram colocados em aterros (mais 7% do que em 2019) e a taxa de preparação para reutilização e reciclagem foi, em 2020, de 38% (menos 3% do que no ano anterior). De acordo com o  estudo The road to sustainable use and waste management of plastics in Portugal “”, no nosso país as embalagens de plástico representam 8% dos resíduos, fazendo com que Portugal fique acima da média europeia.

Quanto ao consumo de artigos descartáveis, quer a União Europeia, quer Portugal estão ainda muito aquém do desejável:

Por isso, é cada vez mais importante adotarmos um estilo de vida mais sustentável, quer em prol da nossa saúde, quer do planeta que podem começar por pequenas mudanças que podemos incluir no nosso dia a dia e que, a longo prazo, farão uma grande diferença.

1. Troque os recipientes de plástico por opções em vidro

Seja para guardar alimentos, as sobras do jantar ou para a sua marmita, os recipientes em vidro são uma opção muito melhor do que os em plástico. Além de mais duradouros e resistentes, são mais saudáveis uma vez que os recipientes de plástico podem libertar substâncias tóxicas quando são aquecidos.

2. Substitua o papel de alumínio e a película aderente por panos de cera de abelha

Os panos de algodão embebidos em cera de abelha são uma alternativa às opções convencionais para embrulhar alimentos. Em Portugal já se encontram estes produtos à venda em vários locais e existem em diferentes tamanhos e padrões.

3. Opte por panos reutilizáveis em vez de papel de cozinha

Se tem o hábito de utilizar papel de cozinha para pequenas limpezas na bancada, por exemplo, saiba que já existem à venda rolos de panos reutilizáveis ou, se preferir, pode fazer a sua versão caseira: encha um frasco com água, vinagre e umas gotas de detergente (se quiser pode ainda acrescentar óleos essenciais para lhe conferir aroma); coloque alguns panos no frasco e vá utilizando à medida que necessita.

4. Prefira as garrafas reutilizáveis às garrafas de plástico

As garrafas de plástico constituem um dos principais resíduos descartáveis que poluem o ambiente. Substituí-las por garrafas reutilizáveis irá fazer uma grande diferença, tanto na sua carteira como no planeta.

5. Faça duas ou três refeições vegetarianas por semana

A criação de gado é uma das indústrias mais poluentes. Além disso, o consumo de carne em Portugal está muito acima da média recomendada. Assim, se substituir a carne por proteínas vegetais algumas vezes por semana estará, não só, a ajudar a sua saúde como o planeta também.

6. Troque os produtos de higiene descartáveis por opções mais sustentáveis

Há muitas alterações que pode fazer na sua casa-de-banho e na sua higiene pessoal que irão ajudar o meio ambiente. Trocar os cotonetes convencionais por cotonetes em bambu, substituir a sua escova de dentes de plástico por uma em bambu, optar por discos desmaquilhantes de algodão reutilizáveis em vez dos tradicionais ou passar a utilizar champô, amaciador, sabonete e desodorizante sólidos em substituição dos habituais são apenas algumas delas.

7. Substitua as lâmpadas de halogéneo por lâmpadas LED

Apesar de serem um pouco mais caras, as lâmpadas LED só trazem vantagens: são mais duradouras, mais seguras, mais amigas do ambiente, iluminam melhor e fazem-no poupar alguns euros na fatura da energia.

8. Prefira os sacos reutilizáveis aos sacos de plástico

Seja para as frutas e os legumes, seja para transportar todas as suas compras, já existem muitas alternativas aos sacos de plástico nos supermercados portugueses.

Gestos simples podem ter um grande impacto no ambiente e no futuro do nosso planeta. Perceba quais são as práticas sustentáveis que pode implementar, tendo em conta as suas possibilidades e estilo de vida, e comece já hoje a trabalhar para um amanhã melhor.