Facebook: reveja as definições de privacidade
Depois do escândalo com a consultoria britânica Cambridge Analytica, que comprou dados de milhares de utilizadores do Facebook, e os utilizou para fins políticos, a rede social anunciou mudanças nas definições de privacidade. Estas mudanças surgem antes do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que visa proteger a privacidade dos utilizadores na Europa (a partir do dia 25 de Maio), e obriga as empresas a serem mais transparentes na recolha que fazem da informação. Para “proteger” os utilizadores, o Facebook anunciou que os controlos de privacidade passam agora a estar reunidos num único menu e de forma bem mais visível. Agora, o menu está organizado em dez categorias de modo a que seja mais fácil encontrar e entender as definições de privacidade.
Para saber (e rever) quais as informações sobre si a que o Facebook (e o mundo) têm acesso, basta ir às Definições, do lado direito do menu, e depois clicar em “As tuas informações do Facebook”. De seguida, pode descarregar uma cópia das suas informações, fazendo-o de uma só vez ou selecionando o tipo de informações e o intervalo temporal que pretende ver.
Este processo está protegido pela palavra passe, pelo que apenas a própria pessoa tem acesso a essas informações. A qualquer momento pode rever ou apagar publicações, fotografias, vídeos, comentários, gostos, mensagens ou informações de contacto, ou seja, toda a atividade associada à sua conta desde que está presente na rede social.
Aproveitamos para deixar um alerta. Por defeito, o perfil público aparece nos resultados dos motores de busca. Ou seja, se alguém escrever o seu nome na barra de pesquisa do Google pode ir ter ao seu perfil de Facebook. Mas pode impedir que assim aconteça. Basta ir às Definições, depois clicar em Privacidade e desmarcar a opção ‘Permitir que ferramentas de pesquisa fora do Facebook apresentem uma ligação para o teu perfil’.