Dinheiro

Natal: alugue um pinheiro e ajude os Bombeiros

2 min
Natal: alugue um pinheiro e ajude os Bombeiros

O Natal está a chegar e é época de reunir a família, trocar presentes e, claro, decorar a casa. Muitas famílias não dispensam a árvore e, na hora de escolher, por vezes, ficam indecisas sobre qual a melhor opção: árvore “verdadeira” ou “falsa”?

Através da iniciativa Pinheiro Bombeiro pode juntar o útil ao agradável: aluga um pinheiro “verdadeiro” e ajuda os Bombeiros.

O projeto foi lançado pela startup portuguesa Rnters, em 2017, depois dos grandes incêndios no Norte e Centro do país. Estas árvores tiveram de ser cortadas durante a limpeza de matas e prevenção de incêndios e podem agora ser reutilizadas pelas famílias portuguesas. O aluguer custa 20 euros e 5 euros revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Portugal para compra de material profissional. Até ao momento, já foram angariados 29 mil euros.

Para participar nesta iniciativa, basta ir ao site do Pinheiro Bombeiro e recebê-lo em  casa, em qualquer zona de Portugal Continental, ou levantá-lo em cinco locais: no Hub do Pinheiro Bombeiro, na Fábrica Braço de Prata; no CCB; na LX Factory; Winter Market da Stylista ou no Cascais Christmas Village.

No final da época natalícia, o pinheiro pode ser devolvido à Rnters e é transformado em biomassa, completando-se o ciclo de forma sustentável e amiga do ambiente.

Nos primeiros dois anos desta iniciativa, foi possível comprar, com o dinheiro recolhido, máscaras de combate a incêndio para todos os corpos de Bombeiros Voluntários do distrito de Leiria e este ano vão ser dadas luvas e máscaras a todos os corpos de bombeiros do distrito de Viana do Castelo. Com a devolução dos pinheiros, foi também possível produzir 15 toneladas de Biomassa.

Neste Natal, está nas suas mãos: alugue um pinheiro verdadeiro e ajude um Bombeiro.

Leia mais  O meu filho é traquina: devo contratar um seguro de responsabilidade civil?