Tem um cartão contactless? É isto que tem de saber.
Os cartões contactless têm uma tecnologia que permite fazer pagamentos sem inserir o PIN. Basta aproximar o cartão do terminal de pagamento até cerca de 4 centímetros de distância. São pagamentos simples e rápidos, mas há pelo menos cinco informações que o Banco de Portugal avisa que devemos ter em conta.
1. Como se ativa?
É simples. A tecnologia é ativada com a primeira utilização do cartão, numa caixa automática, ou quando realizar um pagamento no TPA, em que insira o PIN do cartão.
2. É um meio seguro?
O Banco de Portugal informa que esta tecnologia oferece maior segurança aos consumidores e maior proteção contra tentativas de fraude. Isto acontece porque é possível fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem correr riscos ao ter de inserir o PIN em público.
3. Há limites aos pagamentos?
Sim. Aquilo que a tecnologia facilita – pagamentos só por aproximação – tem de ser acautelado com um valor de pagamentos limitado. Devido ao surto de coronavírus, e para incentivar os pagamentos com cartão em vez de notas e moedas, o Banco de Portugal resolveu aumentar o limite para 50 euros.
4. Nunca é preciso inserir o PIN?
Apesar de ser essa a caraterística desta tecnologia, não estranhe que, de quando em vez, lhe seja pedido um PIN, por razões adicionais de segurança.
5. Os cartões podem ser usados em TPA sem a tecnologia contacteless?
Podem, mas nesse caso, será preciso introduzir o cartão no terminal e inserir o PIN do cartão para prosseguir com a transação.