Devolver garrafas de plástico vai dar desconto em compras
É um projeto-piloto lançado pelo Governo para combater o uso de plástico e incentivar a reciclagem. Os portugueses que devolverem embalagens de bebidas em plástico, não reutilizáveis, vão receber um desconto em compras. O valor do incentivo depende do tamanho da garrafa. Para embalagens entre 0,1 e 0,5 litros o valor fixado é dois cêntimos e as de 0,5 a dois litros têm um incentivo de 5 cêntimos. Os valores poderão subir ao longo da iniciativa.
De que embalagens estamos a falar?
Garrafas de água, bebidas alcoólicas, sumos e refrigerantes. As embalagens de iogurte não estão abrangidas nesta medida.
Como participar?
Para devolver as suas garrafas terá de encontrar uma das máquinas automáticas de recolha, que serão disponibilizadas de norte a sul do país, em grandes superfícies. O Ministério do Ambiente prevê instalar 23 máquinas de recolha de garrafas em cadeias de supermercados como Auchan, Leclerc, Jerónimo Martins (Pingo Doce), Modelo Continente e grupo Mosqueteiros (Intermarché).
Quando começa o projeto-piloto?
Segundo o consórcio vencedor do concurso, em declarações ao Dinheiro Vivo, o projeto-piloto deverá arrancar em Março. Estava previsto para começar a 31 de dezembro de 2019, mas só esta sexta-feira o Ministério das Finanças desbloqueou a verba do Fundo Ambiental destinada para esta iniciativa. De acordo com o Ministério do Ambiente, deverá prolongar-se até 30 de junho de 2021.
Como se recebe o valor fixado por garrafa?
O valor do incentivo pela devolução de garrafas de plástico não será em dinheiro, mas sim através de outra alternativa. No despacho publicado lê-se que poderá ser “por via de talão de desconto rebatido em compras, descontos em lojas, atividades ou serviços, sorteios ou donativos a instituições de solidariedade social”.
Se quer fazer parte desta iniciativa que tem como objetivo que 50% das garrafas de plásticos usadas em Portugal sejam recicladas, então vá juntando as suas até março.