13 viagens de comboio inesquecíveis
Fazer grandes viagens de comboio pode parecer, à primeira vista, uma ideia pouco convencional. Mas além da comodidade que este meio de transporte lhe proporciona, é uma opção igualmente prazerosa e gratificante e pode sair mais em conta. Curioso? Embarque connosco e conheça algumas das sugestões que lhe trazemos.
Independentemente do destino, viajar é, para muitos, um dos maiores prazeres da vida. Além das aventuras vividas, da partilha de experiências ou das histórias que se trazem na bagagem, o enriquecimento cultural proporcionado por uma viagem é impagável.
Mas desengane-se quem pensa que só de avião se podem fazer viagens inesquecíveis. Há várias rotas para fazer de comboio, na Europa ou fora dela, que prometem viagens de sonho.
O comboio é um dos meios de transporte mais agradáveis e cómodos do mundo. Seja em trabalho ou lazer, pode sempre optar pelo tipo de viagem que mais lhe convém: por um lado, pode aproveitar as linhas de alta velocidade, que são bastante práticas e úteis caso tenha pouco tempo. Por outro, pode optar por viajar através das linhas panorâmicas, mais vagarosas e perfeitas para aproveitar as magníficas paisagens.
Além disso, viajar de comboio pode sair mais em conta e ainda lhe permite conhecer uma variedade de locais em simultâneo, sem sair do conforto da sua carruagem.
Já a pensar na próxima viagem? Deixamos-lhe alguns roteiros que, com certeza, vai querer experimentar.
1. Suíça: Expresso do Glaciar
Esta viagem proporciona-lhe uma experiência que, de outra forma, não seria possível. Porquê? Porque além de atravessar os Alpes suíços, o Expresso do Glaciar permite-lhe apreciar uma panóplia de maravilhosas paisagens e visitar alguns locais de difícil acesso. Este comboio passa por 291 pontes e 91 túneis e durante o percurso atravessa o Passo do Oberalp, situado a mais de 2000 metros de altitude.
É um trajeto que atrai muitos viajantes, independentemente da época do ano. E apesar de ser um comboio Expresso, a viagem de cerca 300 quilómetros demora mais de 7 horas, o que lhe permite deliciar-se com as idílicas paisagens proporcionadas pelos vales e montanhas dos Alpes Suíços.
2. Holanda: Rota das Flores
Se está de visita à Holanda, não deixe de percorrer a Rota das Flores. Este trajeto, mais curto e acessível, é uma verdadeira inspiração para quem gosta de viajar, mas também para os verdadeiros amantes da botânica. Aliados às belas paisagens holandesas, os campos de flores são um verdadeiro deleite para os olhos de qualquer um. O percurso, que dura cerca de 20 minutos, é operado pela companhia NS e vai de Haarlem a Leida. No entanto, se quer usufruir da paisagem a 100%, aconselhamos-lhe a viajar depois de abril, altura em que as flores começam a abrir e a colorir os campos.
3. Escócia: The Jacobite
Se vai embarcar nesta aventura, não tire os olhos da janela. O percurso, com uma duração de cerca de 5 horas e meia começa em Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha, passando por Arisaig, a estação ferroviária mais antiga e mais ocidental da Escócia continental. É uma viagem recheada de paisagens incríveis, do início ao fim, entre elas os vales verdejantes e os lagos gelados. No entanto, alguns dos pontos mais interessantes são o Loch Morar e o Loch Nevis, o lago de água salgada mais profundo da Europa.
Além de ser descrita como uma das melhores viagens de comboio do mundo, é também uma referência para os fãs de Harry Potter, uma vez que durante o trajeto atravessa o Viaduto de Glenfinnan, que ganhou destaque durante a rodagem dos filmes de J. K. Rowling.
4. Tailândia: De Bangkok a Nam Tok
Se o seu sonho sempre foi conhecer a Tailândia, esta é uma boa opção para conhecer alguns pontos de maior interesse. Além dos cenários incríveis que tem a oportunidade de visitar, passa pelo rio Kwai, um dos pontos mais altos da viagem. É uma rota única, que liga as duas cidades tailandesas e que lhe transmite a sensação de verdadeira aventura, dando a conhecer as selvas densas e as paisagens tropicais bastante características da região.
5. De Veneza a Londres
Através do Expresso do Oriente, conhecido como um dos comboios mais emblemáticos da Europa, tem a oportunidade de conhecer vários países numa só viagem. Além dos célebres Alpes Suíços, tem a oportunidade de vislumbrar as cénicas paisagens que a natureza italiana lhe proporciona. Viajar neste comboio é, para muitos, uma experiência única, já que os seus compartimentos são todos forrados a madeira, o que lhe oferece uma sensação de verdadeiro conforto.
6. De Mongólia até Pequim
O transiberiano, um dos comboios mais conhecidos do mundo, proporciona-lhe uma viagem única desde a Mongólia até Pequim. Desde as maravilhosas montanhas, os lagos gigantes e os prados a perder de vista, este é um percurso muito enriquecedor para quem o faz. Esteja especialmente atento quando estiver a passar a China, já que vai poder ver a Grande Muralha.
7. Itália: De Roma a Palermo
Num itinerário que dura cerca de 12 horas, aproveite para conhecer estas duas icónicas cidades e desfrute da viagem ao largo do Mar Tirreno, cujos pontos fortes são, entre outros, o Monte Vesúvio, a Baía de Nápoles e a incrível região agrícola de Nápoles.
Apesar de ser uma das mais belas viagens de comboio, este percurso também inclui um pequeno trajeto de barco. Assim, após atravessar o estreito de Messina, ainda tem a oportunidade de percorrer a deslumbrante costa da ilha da Sicília, até chegar à cidade de Palermo.
8. Japão: De Tóquio a Osaka
Em apenas 2 horas e meia de viagem, vai poder conhecer mais de 500 quilómetros de lugares únicos e incríveis. Num comboio super-rápido, numa linha férrea moderna, cuja rota remonta a 1964, terá a verdadeira experiência japonesa, mas também a oportunidade de ver cenários emblemáticos de uma perspetiva única, como é o caso do Monte Fuji.
9. Vietname: De Hanói a Da Nang
Através deste caminho de ferro restaurado depois da guerra do Vietname, vai poder vivenciar uma experiência inesquecível. Ao longo do percurso terá a oportunidade de assistir de perto ao quotidiano dos locais, já que o comboio passa mesmo no meio da cidade, e ter uma ideia de como é o estilo de vida dos habitantes da região. Tudo isto, aliado às maravilhosas paisagens naturais, vai proporcionar-lhe uma viagem surpreendente.
10. De França a Itália
Esta é mais uma viagem de comboio pela Europa que não vai querer perder. Com início em Cannes e a bordo da rota de caminhos de ferro da Riviera, vai poder descobrir infinitas paisagens de cortar a respiração. Desde as várias regiões francesas, até chegar a Itália, o percurso é feito entre a costa, as vilas e as cidades, o que lhe permite conhecer os cenários mais idílicos da região e ainda conhecer diversas localidades.
11. Canadá: De Jasper a Prince Rupert
Desde Jasper, em Alberta, até Prince Rupert, na Colúmbia Britânica, este caminho de ferro percorre uma das mais belas zonas do Canadá, repletas de parques naturais e montanhas a perder de vista. Além dos lagos de um azul indescritível, poderá ainda ser presenteado com a visita de alguns animais selvagens, como os ursos ou os veados que vivem neste habitat.
12. Espanha: Transcantábrico
Mesmo aqui ao lado, apanhe o comboio de luxo Trancantrábico e perca-se em passeios inesquecíveis que parecem verdadeiras viagens no tempo. Este comboio, que lhe proporciona o máximo de conforto e tradição, viaja por quatro regiões de Espanha e tem como destaque cidades como Oviedo, Bilbao, Santiago de Compostela, Santander ou San Sebastian.
13. Portugal: Vá para fora, cá dentro
Se ainda não conhece o nosso país de norte a sul, esta é uma boa opção para começar. Através da CP – Comboios de Portugal, fique a conhecer uma das mais belas regiões do país, classificada como Património Mundial da UNESCO. Com início na Régua, com paragem no Pinhão e passagem pelo Tua, delicie-se com as paisagens incríveis do Alto Douro Vinhateiro.
Se estiver de passagem, este é um bom programa para fazer com família ou amigos, e ficar a conhecer uma das regiões mais bonitas de Portugal.