COVID-19

Gozar férias do ano anterior: Quais os meus direitos?

1 min

Contexto da questão

Tive de gravidez de risco e não gozei as minhas férias do ano anterior irei gozar-las agora ao gozar as férias estas são me pagas no final do mês pela entidade patronal certo

Resposta

Gozar férias é um direito que assiste a qualquer trabalhador, mas existem regras para que se cumpra este direito. A lei n.º 7/2009, referente ao Código do Trabalho, prevê que:

“1 – O trabalhador tem direito, em cada ano civil, a um período de férias retribuídas, que se vence em 1 de Janeiro.
2 – O direito a férias, em regra, reporta-se ao trabalho prestado no ano civil anterior, mas não está condicionado à assiduidade ou efectividade de serviço.
3 – O direito a férias é irrenunciável e o seu gozo não pode ser substituído, ainda que com o acordo do trabalhador, por qualquer compensação, económica ou outra, sem prejuízo do disposto no n.º 5 do artigo seguinte.”

Ou seja, qualquer dia de férias que tenha não pode ser pago ou substituído por outro género de compensação, tendo de ser obrigatoriamente gozado.

Aconselhamos a leitura sobre o tema Direito a férias, previsto no Código do Trabalho em https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/75194475/201608230300/73440027/diploma/indice.