Poupar

4 benefícios das contas-ordenado que ajudam a poupar muitos euros

2 min
benefícios das contas-ordenado

Domiciliar o ordenado é simples: se já recebe o vencimento por transferência, basta solicitar ao banco a conversão da sua conta à ordem numa conta-ordenado. Muitas vezes, as instituições financeiras também equiparam as pensões para darem acesso a contas-ordenado aos pensionistas. A entidade pagadora (por exemplo, a entidade patronal) apenas terá de fazer a transferência com um código específico (“08” ou “11”).

A adesão à conta-ordenado oferece quatro tipos de benefícios para os titulares. São vantagens que devem ser ponderadas na decisão de ligar a sua conta bancária ao recebimento do vencimento.

  1. Isenção da comissão da conta: A comissão de gestão de conta normalmente desaparece ao aderir a uma conta-ordenado. Embora os valores médios desta comissão não sejam muito elevados, é possível poupar algumas dezenas de euros por ano.
  2. Reduções de outras comissões: É possível que o banco lhe isente de outros custos ao aderir a uma conta-ordenado, como a anuidade do cartão de débito. Contudo, o mais habitual é a redução das despesas, como a diminuição do spread do crédito à habitação. Esta redução é uma das maiores vantagens de longo prazo.
  3. Facilidade de descoberto bancário: Em caso de necessidade, o banco concede-lhe um crédito automático, sem ter de falar com o seu gestor de conta. Tradicionalmente, o limite deste crédito está indexado ao valor do vencimento. As taxas de juro deste tipo de crédito normalmente são mais baixas do que as praticadas nos restantes créditos pessoais.
  4. Ofertas: Muitas vezes, os bancos oferecem brindes para convencer os clientes a aderir a uma conta-ordenado, como máquinas de café ou câmaras fotográficas. É uma maneira das instituições financeiras fidelizarem os seus clientes. É também uma maneira de os clientes pouparem o seu orçamento.
Leia mais  Planeamento financeiro para 2024